Unespianas são homenageadas no mês dedicado à mulher

Coordenada pelo Grupo Técnico de Desenvolvimento de Recursos Humanos (GTDRH) em parceria com a Comissão Organizadora da homenagem, o Salão Nobre da Faculdade de Medicina de Botucatu/Unesp (FMB), foi palco de uma solenidade em homenagem às mulheres. Funcionárias da FMB, do Hospital das Clínicas da FMB e da Fundação para o Desenvolvimento Médico e Hospitalar (Famesp) compareceram ao evento, que marcou as comemorações do mês da mulher no câmpus da Unesp de Rubião Junior.

A diretora da FMB, Silvana Artioli Schellini; a gerente de Recursos Humanos da Famesp, Valquíria Aparecida Bazzo da Cunha e a diretora do Departamento de Gestão de Pessoas do HCFMB, Luciléia Stocco Gothardi, estiveram presentes e discursaram às servidoras que compareceram ao encontro.

Para a diretora da FMB, o evento foi um importante marco para troca de diálogos e experiências entre as funcionárias. “Espero que vocês continuem ocupando os espaços do mercado com muita garra e esforço”, complementou Silvana.

“A cada dia que passa estamos conseguindo reivindicar nossos direitos, conquistar nosso espaço”, disse Valquíria Aparecida Bazzo da Cunha. Fez parte da programação a exibição de uma coletânea de imagens, denominada “Mulheres Trabalhadoras”; apresentações musicais e de dança; além de uma palestra sobre “Sexualidade na Atualidade”.

Entre as atividades preparadas para as funcionárias, foram exibidos em um telão fragmentos de imagens do projeto Êxodos, do consagrado fotógrafo Sebastião Salgado, que retrata a humanidade em trânsito. Mulheres migrantes, refugiadas ou exiladas, fugindo da pobreza, da repressão e das guerras, mulheres sós com seus filhos, sem maridos, muitos deles mortos em conflitos e guerras (…) e mulheres trabalhadoras do mundo.

Também foram projetadas fotografias, produzidas pela funcionária Eliete Soares, sendo algumas delas de autoria do estagiário Gustavo Fernandes (ACI da FMB), que retratam em sua atividade profissional as “mulheres trabalhadoras” que atuam nas instituições envolvidas na homenagem.