Unesp promove Oficina Virtual e debate consumo de Álcool

De 31 de agosto a 13 de setembro, a I Oficina Virtual da Rede Viva Melhor dará inicio ao módulo Álcool, que trará informações importantes sobre as bebidas alcoólicas e seu consumo em sociedade, para fomentar o debate entre os participantes, sobre as implicações do hábito e abusos para a Saúde física e mental e o convívio social.

Atualmente, segundo dados divulgados pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em 2014, o álcool é consumido praticamente em todo mundo, tendo uma média de ingestão de 6,2 litros de álcool puro por pessoas acima de 15 anos, em 2010. No Brasil, os números são ainda maiores: média de ingestão de 8,7 litros de álcool por pessoa, sendo que homens consumiriam 13,6 litros e as mulheres 4,2 por ano.

Entre as conseqüências do abuso de bebidas alcoólicas estão o surgimento de transtornos relacionados ao álcool, doenças como cirrose hepática, pancreatite e diversos tipos de câncer, além de, segundo o Ministério da Saúde (2013), a embriagues estar relacionada a mais de 20% dos casos de acidentes de trânsito e a quase 50% das ocorrências de atendimento médico a vítimas de agressões físicas.

A proposta deste módulo da I Oficina Virtual da Rede Viva Melhor, desenvolvido junto ao Núcleo de Educação a Distância (Nead) da Faculdade de Medicina de Botucatu (FMB/Unesp), é colocar em discussão o hábito de consumo e seus excessos, interpretando os efeitos do álcool para a saúde do indivíduo consumidor e seus círculos sociais mais próximos, como amigos, família e ambiente profissional. 

Colaborando com este módulo, os professores Dra. Florence Kerr-Corrêa e Prof. Dr. José Manoel Bertolote, psiquiatras da FMB, e o psicólogo Dr. Raul Aragão Martins, da Unesp de São José do Rio Preto, abordarão os temas: Alcoolismo e Calouro, Violência, Trote e Álcool, Doses Adequadas/Dicas, Cultura do Álcool, Diferenças entre Homens e Mulheres, Políticas, Legislação e Danos aos outros.

Os interessados em participar do módulo Álcool (31 de agosto a 13 de setembro) e acompanhar os demais conteúdos da I Oficina Virtual da Rede Viva Melhor podem se inscrever através do endereço http://www.ibb.unesp.br/oficinavirtual e entrar em contato com o articulador da Rede na unidade da Unesp mais próxima.

A Oficina Virtual tem por objetivo, o desenvolvimento de habilidades para a promoção do bem estar social e a adoção de hábitos ambientalmente sustentáveis. A ação é de responsabilidade da equipe de articulação da Rede Viva Melhor ou de voluntários dedicados aos temas de interesse.