Unesp lança catálogo de aves do Jardim Botânico

Sabiá, tico-tico, coleiro, sanhaço, curruira e João de barro. Essas são algumas das espécies que habitam o Jardim Botânico do Instituto de Biociências de Botucatu/Unesp e estão presentes no livro “Que bichos vivem no Jardim Botânico do IB? Guia de Aves” lançado dia 11 de setembro, na Biblioteca do Câmpus da Unesp, em Rubião Júnior. A iniciativa veio de um projeto de extensão universitária desenvolvido pela instituição e que visa a conscientização e preservação ambiental através da educação.

Desde 2010, os pesquisadores do IBB Unesp, coordenados pelas professoras Silvia Mitiko Nishida e Virginia Sanches Uieda, reuniram informações sobre as espécies nativas e analisaram a incidência de aves migratórias presentes naquela área. Também estão em estudos a flora e demais espécies que integram a fauna do local. São autores do guia, além de Silvia Nishida, Flávio Ubaid, Rodrigo Carvalho e Marília Quinalha.

“Com a finalidade de mostrar os animais que habitam o JB para os alunos visitantes das escolas públicas ou para os alunos as disciplinas dos cursos de Ciências Biológicas os descobriu-se que não havia ainda uma catalogação formal. Diante da necessidade de material didático, iniciou-se o projeto de se fazer um levantamento científico”, frisou professora Silvia Nishida, coordenadora do projeto que deu origem ? publicação.

Essa primeira publicação possui tiragem inicial de mil exemplares e conta com 217 páginas. Junto com fotografias e ilustrações de 160 espécies de aves encontradas; a publicação possui linguagem direta e didática e será distribuída, gratuitamente, a professores do Ensino Médio e Fundamental durante as visitas realizadas no Jardim Botânico. Um CD com o canto das aves irá acompanhar o catálogo.

“O livro é o resultado deste levantamento realizado durante dois anos no Jardim Botânico e onde encontramos uma inesperada riqueza espécies da avifauna; além deste deverão ser lançados outros guias como de mamíferos, anfíbios, animais do lago do JB”, frisa Silvia.

Segundo ela, o levantamento da avifauna no JB retrata bem as aves tipicas do nosso bioma (conjunto de diferentes ecossistemas) presente na região de Botucatu. O JB possui fragmentos de Floresta Estacional Semidecidual, trechos de mata de galeria e várias plantas exóticas (não nativas). Há, conforme adianta a coordenadora do projeto, a intenção de se publicar um novo guia, em 2013, sobre as plantas que atraem as aves presentes no Jardim Botânico do IBB.

{n}Sobre o Jardim Botânico {/n}

O Jardim Botânico do Instituto de Biociências (JB) fica no câmpus da Unesp de Botucatu, Distrito de Rubião Júnior, com uma extensão de 184.860 m². O local faz parte da Rede Brasileira de Jardins Botânicos.
Os interessados podem conhecer mais sobre os projetos de educação ambiental e visitação temática ao Jardim Botânico pelo link: www2.ibb.unesp.br/Museu_Escola/Ensino_Fundamental/Animais_JD_Botanico/index.htm

Fonte: Flávio Fogueral
Assessoria de Comunicação e Imprensa IBB