Unesp investe R$ 4 milhões para aquisição de novos ônibus

A Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp), recebeu na manhã de sexta-feira, 28 de janeiro, oito novos ônibus para a destinação e uso nas diferentes unidades que a compõem. A entrega ocorreu na sede da Irizar- vencedora do processo licitatório-, em Botucatu, e reuniu o pró-reitor de Administração, prof. Ricardo Abi Rached, representantes das unidades contempladas com os veículos; além de dirigentes e diretores da própria Irizar e também da Volvo.

Foram investidos R$ 4 milhões para a compra dos veículos que serão destinados para atividades acadêmicas. Todo o processo licitatório foi realizado integralmente pelo Grupo Administrativo do Campus de Botucatu. A unificação ofereceu maior poder de negociação junto ? s empresas participantes. “Esse sistema proporcionou ? universidade adquirir os veículos com economia de até 40% no valor final investido”, explica o diretor administrativo do GAC Botucatu e responsável pela licitação, Carlos Winckler.

Ao todo são oito ônibus da linha Century que serão destinados aos campi de Bauru, Botucatu, Dracena, Itapeva, Sorocaba, Rio Claro, Rosana e Ourinhos. Seis modelos possuem 44 poltronas e não contam com banheiro. Já um veículo possui 42 assentos e um sanitário; sendo que outro carro adquirido tem como diferencial acesso adaptado a portadores de necessidades especiais.

Os veículos estão equipados com aparelhos de DVD, climatizadores de temperatura, som ambiente e monitores LCD. A segurança também foi priorizada sendo que os novos ônibus contam com especificações conforme prevêem as legislações brasileira e europeia. Motoristas das unidades contempladas passaram recentemente por treinamento na sede da Irizar para se adaptarem aos carros.

Segundo o pró-reitor de Administração da Unesp, as compras integram o Programa de Modernização de Frotas, instituído em 2010, e que visa atender ? s diferentes demandas dos 33 campi instalados no Estado. Além de ônibus, também tem sido adquiridos caminhões, tratores, entre outros tipos de veículos.

“Há necessidades distintas entre nossas unidades. A partir do momento em levantamos o que cada uma delas precisa, estabelecemos critérios como a verificação dos locais que não possuíam ônibus ou micro-ônibus. Também priorizamos atender os campus complexos como os de Bauru e Botucatu que agregam grande número de faculdades”, ressalta prof. Abi Rached.

Na oportunidade, diretores da Irizar mostraram as instalações da fábrica aos diretores das unidades presentes e frisaram a importância da negociação com a Unesp. “Para nós é um orgulho imenso estarmos no Brasil e uma fábrica em Botucatu prover uma universidade como a Unesp de nossos veículos”, declarou Axier Etxerzarreta, representante da empresa para a América Latina.

Fonte: Flávio Fogueral
Jornal da FMB