Unesp forma a 48ª turma de Veterinária e 35ª de Zootecnia

 

A solenidade, presidida pelo diretor da unidade, professor José Paes de Almeida Nogueira Pinto, contou com a presença de autoridades representativas do círculo universitário e outras ligadas aos mais variados segmentos da sociedade


 
Pais, amigos, familiares e colegas dos formandos da quadragésima oitava turma de Medicina Veterinária e da trigésima quinta turma de Zootecnia lotaram o Ginásio Poliesportivo da FCA, na Fazenda Lageado, dia 04 de dezembro, para mais uma emocionante solenidade de formatura da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ) da Unesp, câmpus de Botucatu.


A solenidade, presidida pelo diretor da unidade, professor José Paes de Almeida Nogueira Pinto, contou também com a presença das seguintes autoridades: professora Maria Denise Lopes, vice-diretora da FMVZ; Rodrigo Iais da Silva, coordenador da Vigilância Ambiental da Prefeitura Municipal, representando o prefeito João Cury Neto; vereador Ednei Lázaro da Costa Carreia, representando o Presidente da Câmara Municipal André Rogério Barbosa; professor Antonio Carlos Paes, paraninfo da turma de Medicina Veterinária; professor Ricardo de Oliveira Orsi, paraninfo da turma de Zootecnia; professor José Paes de Oliveira Filho, patrono dos concluintes de Medicina Veterinária; professora Cyntia Ludovico Martins, patronesse dos concluintes de Zootecnia; professor Pasqual Barretti, diretor da Faculdade de Medicina; professora Maria Dalva Cesário, diretora do Instituto de Biociências; professor João Carlos Cury Saad, diretor da Faculdade de Ciências Agronômicas; professor emérito Flavio Massone, representando o presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo.


Após a entrada do cortejo universitário e dos formandos, o professor José Paes de Almeida Nogueira Pinto, diretor da FMVZ, proferiu seu discurso. Citando o ótimo desempenho da Faculdade em diversos rankings de avaliação de cursos, ele ressaltou o trabalho de qualidade feito pelo corpo docente da instituição. “Mesmo com todas as dificuldades crescentes que temos enfrentado, especialmente neste ano que se finda, os professores, sem dúvida alguma, têm sido o nosso diferencial. O seu comprometimento e a sua competência fazem a diferença. E esta diferença tem se manifestado no reconhecimento da sociedade e nas avaliações externas a que temos nos submetido”.


O diretor também fez questão de alertar sobre a postura do governo estadual frente às dificuldade financeiras enfrentadas pelas universidades públicas paulistas. “É obvio que há erros a serem corrigidos na gestão das três universidades públicas paulistas, mas a solução concreta de nossos problemas passa necessariamente por um diálogo franco e aberto com o governo do estado, fato que não tem, infelizmente, acontecido. Reitero que Unesp, USP e Unicamp constituem um patrimônio do povo paulista e brasileiro e há que se preservá-las, sob pena de no futuro encontrarem-se sucateadas, como, infelizmente, encontra-se há muitos anos o ensino público fundamental e médio de nosso estado”.


A importância das carreiras de médicos veterinários e zootecnistas foi destacada pelo dirigente. Ele lembrou questões que, atualmente, têm despertado a preocupação da sociedade atual como o bem estar animal, a produção sustentável de alimentos e os riscos sanitários envolvendo as criações. “Tenho claro para mim que as respostas para esses desafios passarão inevitavelmente pela atuação de nós, médicos veterinários e zootecnistas. Estejam preparados, pois daqui a alguns instantes vocês também serão integrantes dessas duas profissões e, não tenham dúvidas, seremos cobrados por isso”.


O discurso do diretor da FMVZ também trouxe um apelo para uma conduta pessoal e profissional ética dos concluintes. “Tenho uma enorme esperança e desejo de que esta palavra não seja apenas uma abstração ou algo de que vocês podem eventualmente fazer uso, de acordo com suas conveniências. Como médicos veterinários e zootecnistas, os juramentos que daqui a alguns momentos vocês proferirão, contemplam as questões éticas que devem nortear as suas atuações”.


Na sequencia, os oradores escolhidos pelas turmas fizeram seus pronunciamentos. Lucca Baptistella de Napoli representou os concluintes de Medicina Veterinária e Mariana de Matos Prosdocini, os de Zootecnia. Escolhidos paraninfos, os professores Antonio Carlos Paes e Ricardo de Oliveira Orsi falaram aos formandos de Medicina Veterinária e Zootecnia, respectivamente. Ambos agradeceram a homenagem, destacaram aspectos da vida acadêmica e transmitiram sua mensagem de fé, confiança e esperança a seus alunos.


Na sequencia aconteceram os juramentos das turmas e a outorga do grau, com o recebimento do diploma, seguida da entrega das premiações aos formandos e as homenagens das turmas, seguida do encerramento oficial da solenidade, feito pelo professor José Paes  de Almeida Nogueira Pinto.
 

Prêmios


– Melhor aproveitamento durante o curso – outorgado por Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo e Rotary Club de Botucatu:
Medicina Veterinária – Carolina de Souza Silva
Zootecnia – Marcia Pereira da Silva
 

– Maior média final nos estágios supervisionados obrigatórios – premiados pela Fundação Kunito Miyasaka:
Medicina Veterinária – Mariane Martinez Anton
Zootecnia – Gabriela Grande Hermínio
 

– Iniciação Científica – outorgado pela Comissão Permanente de Pesquisa da FMVZ
Medicina Veterinária – Luiza Stachewski Zakia
Zootecnia – Rodrigo da Silva Gennari
 

– Melhor desempenho na área de Clínica de Grande s e Pequenos Animais – outorgado pelo Departamento de Clínica Veterinária da FMVZ
Clínica de Grandes – Leandro Luiz Cunha Machado
Clínica de Pequenos – Marina Marques Bonando
 

– Prêmio Walter Maurício Correa – melhor desempenho no conjunto de disciplinas do Departamento de Higiene Veterinária e Saúde Pública
Premiado – Fabio Vinícius Ramos Portilho
 

– Prêmio Gilberto Pedroso da Rocha – melhor desempenho no conjunto de disciplinas do Departamento de Produção Animal
Premiada – Marcia Pereira da Silva
Homenagens
 

– Medicina Veterinária – professor Antonio Carlos Paes (Paraninfo), professor José Paes de Oliveira Filho (Patrono), professor José Paes de Almeida Nogueira Pinto, professora Juliany Gomes Quitzan, professor José Carlos de Figueredo Pantoja, professor Joffre Guazzelli Filho, servidor Marco Antonio Simão da Silva, servidora Marta Regina Colombara Simão da Silva, pós-graduanda Diana Leocata de Queiroz, ex-residente Guilherme Galhardo Franco e os pais.
Zootecnia – professor Ricardo de Oliveira Orsi (Paraninfo), professora Cyntia Ludovico Martins (Patronesse), professor Paulo Roberto de Lima Meirelles, servidora Simone Fernandes, servidor André Michel de Castilhos e os pais.