Troca de farpas, ameaça de corda roída e até acusação por falta de ética marcam os primeiros trabalhos na Câmara

Geral
Troca de farpas, ameaça de corda roída e até acusação por falta de ética marcam os primeiros trabalhos na Câmara 01 janeiro 2017

 

O clima amistoso e festivo da posse não durou muito tempo assim que foram abertos os trabalhos para eleição da Mesa Diretora da Câmara Municipal e votação das Comissões na manhã deste domingo, dia 01, na sede do Poder Legislativo. A primeira saia justa surgiu nos bastidores, mesmo antes da posse, quando se aventou a possibilidade de vereadores da base votarem em Abelardo para a presidência e não em Izaias Colino, como estava combinado muito antes.

Nos corredores da Casa de Leis corria à boca pequena que o vereador Cula (PSC) teria criado um princípio de incêndio nesse cenário. Supostamente ele teria ficado descontente com a formação da mesa. Ao que parece não passou de fumaça, que de alguma forma, interna ou externamente, foi dissipada e Cula votou em Izaias. Ao justificar seu voto tratou de dizer que cumpriria o acertado e que tinha muita ‘picuinha’ nos bastidores.

Comissão sem ética?

“A Comissão de Ética começa sem ética”. Com essas palavras o vereador Trigo (PDT) deixou no ar sua indignação na composição da Comissão de Ética, Decoro Parlamentar e Disciplina. Logo após a votação das Comissões, o Presidente Izaias Colino determinou que os vereadores de cada uma delas se reunissem para definir presidência e relatoria.

A comissão foi formada por Jamila Cury Dorini (presidente), Carreira  (relator) e Trigo (membro). “Não fui consultado para a formação como determinou essa presidência”, completou Trigo.

Jamila Cury x Rose Ielo

Não chegou a ser um bate-boca, mas houve sim uma troca de farpas entre duas das mulheres na Câmara. A Comissão de Saúde, Educação, Cultura, Lazer, Turismo, Meio Ambiente e Assistência Social foi composta por Cula (presidente), Jamila Cury (Relatora) e Rose Ielo (membro).

Rose Ielo pediu para continuar no comando da Comissão. “Quero continuar, pois é minha área a Assistência Social”, disse a vereadora do PDT.

“Respeito sua formação, mas a Comissão também tem Saúde, Educação, Cultura, Lazer, Turismo e Meio Ambiente, não apenas Assistência Social”, retrucou Jamila.

Ainda houve um pedido para suspensão dos trabalhos por parte de Rose Ielo. Izaias Colino até chegou a anunciar que iria conceder o tempo de 10 minutos, mas o pedido foi rechaçado por Cula e Jamila. O trabalho não foi suspenso.

Abelardo boicotado?

O que chamou a atenção durante a eleição da Mesa, foi que Abelardo obteve 9 votos para ser Segundo Secretário, não podendo desta forma fazer parte de nenhuma comissão. Seria um boicote? Curioso é que Abelardo recebeu o próprio voto para ser Segundo Secretário.

Conhecendo os colegas

Em uma de suas falas na tribuna, Abelardo mencionou por três oportunidades o nome ‘Jamili’ e em uma delas disse o sobrenome Bonini. Na verdade ele tentava se referir à ‘Jamila’ Cury ‘Dorini’.

Após as votações neste domingo, as Comissões ficaram assim compostas:

Comissão de Constituição, Justiça e Redação
Presidente: vereador Ednei Lázaro da Costa Carreira
Relator: vereador Laudo Gomes da Silva
Membro: vereador Antonio Carlos Vaz de Almeida

Comissão de Orçamento, Finanças e Contabilidade
Presidente: vereador André Rogério Barbosa
Relator: vereador Antonio Carlos Vaz de Almeida
Membro: vereadora Jamila Cury Dorini

Comissão de Obras, Serviços Públicos, Planejamento, Uso, Ocupação, Parcelamento do Solo e Atividades Privadas
Presidente: vereador Paulo Renato da Silva
Relator: vereador André Rogério Barbosa
Membro: vereador Laudo Gomes da Silva

Comissão de Saúde, Educação, Cultura, Lazer, Turismo, Meio Ambiente e Assistência Social
Presidente: vereador Antônio Carlos Vaz de Almeida
Relator: vereadora Jamila Cury Dorini
Membro: vereador Rose Antunes da Silva Ielo

Comissão de Ética, Decoro Parlamentar e Disciplina
Presidente: vereadora Jamila Cury Dorini
Relator: vereador Ednei Lázaro da Costa Careira
Membro: vereador Antonio Carlos Trigo

Comissão de Defesa do Cidadão e dos Direitos Humanos
Presidente: vereador Laudo Gomes da Silva
Relator: vereador Paulo Renato da Silva
Membro: vereadora Rose Antunes da Silva Ielo

Os trabalhos do Poder Legislativo de Botucatu voltam apenas no dia 06 de fevereiro, quando Zé Fernandes, até então primeiro suplente do PSDB, assume uma cadeira, pois Curumim será Secretário de Participação Popular no governo Mário Pardini.

Compartilhe esta notícia
Oferecimento
Salles institucional
Oferecimento