Tico Villela: um músico a serviço do Teatro Municipal

Um dos nomes mais conhecidos no cenário musical de Botucatu, o baterista e percussionista Moacyr Villela Júnior, ou Tico Villela, atualmente é administrador do Teatro Municipal de Botucatu aonde vem realizando um trabalho que está chamando a atenção. Ele, literalmente, abriu as portas do teatro para as mais variadas formas de cultura com uma diversificada gama de atrações.

Villela também é bastante conhecido em outras cidades do Estado de São Paulo, onde esteve presente em vários festivais tendo como parceiros cantores como Cláudio Fazzio, João Aiz, Osni Ribeiro, entre muitos outros. O jornal Acontece Botucatu procurou Villela para que relatasse um pouco de sua trajetória de vida e seus planos para o teatro botucatuense.

{n}Acontece – Antes de tudo, vamos falar um pouco sobre o Tico Villela (filiação, grau de instrução, formação profissional e outros dados pessoais).

{red}Tico Villela{/n}{/red} – Nome – Moacyr Villela Junior – Tico
Pai – Moacyr Marques Villela
Mãe – Marcília Moretto Villela
Formação – Músico baterista e percussionista graduado pelo Conservatório de Tatuí no curso de Tímpanos, percussão e acessórios.
Gestão Pública – pela faculdade Uninter Fatec Internacional (ainda cursando até de dezembro).
Proprietário da Escola de Música Drum Shop e um dos fundadores da Orquestra Sinfônica Municipal de Botucatu onde atua como Tímpanista.
Atualmente, administra o Teatro Municipal.

{n} Acontece – Como está o teatro atualmente? E quantas pessoas trabalham com você?

{red}Tico – {/red}{/n} Hoje podemos dizer que o teatro está em pleno funcionamento tanto na questão técnica (som e iluminação) quanto na questão administrativa e operacional. Nossa equipe é formada por duas funcionárias na área administrativa, dois técnicos de som e iluminação, dois auxiliares de limpeza mais um administrador (fato inédito no teatro, pois nunca se teve essa equipe de trabalho).

{n} Acontece – Se tivesse que escolher apenas uma das modificações importantes que foram feitas durante sua gestão qual você apontaria?

{red}Tico – {/red}{/n} Em minha opinião a implantação da bilheteria informatizada e o sistema de cadeiras numeradas foram as mais importantes na vida do teatro, embora tivéssemos melhorado os equipamentos de áudio e iluminação e estamos adquirindo vários equipamentos tais como microfones, direct box, caixas de monitoração etc…

{n}Acontece – Tico, em nível de benfeitoria e modernização, faça uma explanação geral do que já foi feito no Teatro Municipal nessa sua gestão de quase dois anos e o que você ainda pretende fazer.

{red}Tico – {/red}{/n} De inicio logo que assumi esta função haviam 140 poltronas quebradas, infiltrações por todo o teto do teatro, vazamentos em pias e válvulas hidras dos banheiros, equipamentos de som com defeitos e alguns queimados, conexões dos equipamentos de áudio ligada fora do padrão dos aparelhos, lâmpadas cênicas queimadas, lentes dos refletores quebradas, saída de emergência obstruída por entulhos. Enfim, todos estes problemas foram sanados logo no inicio de minha gestão.

Em segundo plano informatizei a bilheteria do teatro, melhoramos os equipamentos de áudio, revisamos a mesa e dimmers de iluminação, adquirimos mais microfones e caixas de retornos, fizemos um plano de manutenção periódica nesses equipamentos, trocamos as luzes de emergência do teatro. E para o ano que vem pretendo digitalizar o equipamento de iluminação e som, automatizar a cortina do palco, adquirir uma data show e um telão retrátil, equipamentos de palco tais como cubos de guitarra, baixo, teclados e violão, set de microfones para bateria, a conclusão da obra do fosso da orquestra e a revitalização do calçamento na frente do teatro. Essas são algumas ações que pretendo realizar em 2011.

{n}Acontece – Hoje em dia o teatro está sendo muito utilizado com espetáculos diversos e de alto nível e muitas atrações são gratuitas para o público. Na sua visão a população botucatuense está respondendo, ou seja, comparecendo ao teatro?

{red}Tico – {/red}{/n} Não como o esperado pela quantidade e nível de atrações. O botucatuense, infelizmente, ainda não tem o hábito de frequentar nosso teatro. Realmente, a população está deixando a desejar em acompanhar nossa programação e isso é uma pena, pois nosso teatro é tido como um dos melhores teatros do interior em termos de acústica e um dos mais bem equipados no quesito iluminação.

{n} Acontece – Quais são seus planos para melhorar ainda mais o Teatro Municipal com a finalidade de dar mais entretenimento ao público, assim como para recepcionar os artistas que se apresentam?

{red}Tico – {/red}{/n} Bom estamos em projeto de implantar um alojamento simples no andar inferior do teatro, mas que acomode algumas companhias que não podem ficar em hotéis. Também em 2011 pretendemos trazer algumas atrações musicais de nome por isso minha prioridade é o som e a iluminação do teatro. Quanto ? s peças de teatro vamos dar continuidade em trazer bons espetáculos com atores e atrizes de renome.

{n} Acontece – Tico, você poderia adiantar o que está sendo preparado em nível de espetáculos para fechar este ano de 2010? E mais: o que você e sua equipe estão preparando para o próximo ano?

{red}Tico – {/red}{/n} Para encerrar o ano de 2010 ainda temos apresentação de dança árabe, dança do Joana de Angelis, temos o Danilo Gentili do CQC, audição da Drum Shop, Coral do Santa Marcelina, Dança da AAB, Duo Almeida Duarte e Cocoricó. Basicamente, até o final do ano é isto que temos. Para 2011 nossa agenda começa a ser feita em meados de janeiro e como na maioria dos eventos nós somos procurados pelos produtores. Não posso adiantar nada ainda, mas manteremos o Cena Aberta que é uma mostra de teatro e o festival de inverno, ainda continuaremos com as parcerias com o PROAC e com o Circuito Cultural SESI.

{n}Acontece – Para encerrar, Tico, deixo-lhe ? vontade para falar sobre um assunto que você entenda ser interessante para a população sobre o Teatro Municipal e que, por ventura, eu não lhe tenha perguntado. O espaço é seu…

{red}Tico – {/red}{/n} Bom, Quico (Cuter), eu agradeço a oportunidade em poder falar um pouco dos bastidores de nosso Teatro Municipal, e na verdade o que eu gostaria em 2011 é que a população de Botucatu continue prestigiando esta importante casa de arte e cultura. Quem ainda não conhece o teatro que venha assistir algum espetáculo que tenho certeza que esta pessoa vai virar um freguês assíduo. Muito obrigado e um ótimo natal a todos e um 2011 cheio de arte e cultura.

Foto: Jornal Acontece Botucatu