Sociedade Vicentina completa 100 anos em Botucatu

O mês de julho está sendo bastante especial para a Sociedade São Vicente de Paulo (SSVP) que completou 100 anos de atividades em Botucatu. As comemorações iniciaram-se com a missa celebrada pelo arcebispo Dom Maurício Grotto de Camargo  no Seminário São José.

Na sequencia houve a sessão solene no Ginásio do Botucatu Tênis Clube (BTC), onde foram feitas homenagens aos membros e servido um almoço de confraternização para 400 pessoas presentes, com apresentação de grupos musicas da SSVP e uma peça de teatro “Irmão Junípero e o pé de porco” e o bolo alusivo aos 100 anos.

De acordo com o vicentino Paulo Roberto Fontes Junior, do Departamento de Comunicação do Conselho Central de Botucatu, a SSVP leva sua ajuda a quantos dela precisam, independentemente de raça, cor, nacionalidade, credo político ou religioso e posição social, no sentido de aliviar o sofrimento e promover a dignidade e a integridade do homem.

“A Sociedade não somente procura mitigar a miséria, mas também descobrir e remediar as situações que a geram, sendo assim, qualquer pessoa carente pode ser um assistido, podendo se entender como carência não somente situação financeira, mas também, física ou espiritual”, salienta Fontes Junior.

 “São geralmente assistidas famílias carentes economicamente, internos idosos, enfermos, entre outros que recebem mantimentos, remédios, roupas, calçados, materiais escolares e em alguns casos até mesmo materiais de construção, de acordo com as possibilidades de cada conferência, uma vez que os recursos se originam principalmente das coletas realizadas durante as reuniões, bingos promovidos nas comunidades e contribuições de benfeitores”, frisa o vicentino.

Hoje, o Conselho Central dos Vicentinos de Botucatu, conta com nove conselhos particulares (unidades regionais); quatro obras unidas (asilos e vilas); duas obras especiais (cursos de aprendizagem); 54 conferências (grupos com 5 a 10 associados cada); 190 confrades (associados do sexo masculino); 265 consocias (associados do sexo feminino) e 450 famílias assistidas (Botucatu e região).

Conta ainda com um Jornal (Gotas Vicentinas), de edição bimestral e um site: www.vicentinosbotucatu.org.br  para que as pessoas possam conhecer o trabalho cotidiano que é desenvolvido e o calendário de eventos, assim como, ajudar a cuidar de pessoas carentes do Município.   “Toda e qualquer doação será muito bem vinda e muito bem utilizada”, concluiu Fontes Júnior.