Sinfônica de Botucatu será atração do Festival de Internacional de Campos do Jordão

orquestra-sinfonica

A Orquestra Sinfônica Municipal de Botucatu (OSMB) será uma das atrações do Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão, uma realização do Governo de Estado de São Paulo, da Secretaria de Estado da Cultura e da Fundação Osesp, que acontecerá de 2 a 31 de julho de 2016. Em 47 anos de história, este evento se consolidou como o maior e mais importante festival de música clássica da América Latina.

Atualmente, o Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão tem um público direto de dezenas de milhares de pessoas. Por seus palcos passam mais de 3 mil artistas, e suas aulas são ministradas por mais de uma centena de músicos do primeiro escalão mundial.

A Orquestra Sinfônica Municipal de Botucatu irá se apresentar no dia 17 de julho, às 12 horas, no palco oficial, montado na Praça do Capivari. Ela conta com 36 músicos, distribuídos em instrumentos de cordas, sopros e percussão, e que estão sob a regência do maestro peruano Fernando Ortiz.

Segundo o administrador da Orquestra, Franklin Ramos, a OSMB já se apresentou diversas vezes no Festival na década de 90 e retorna ao evento após uma grande evolução. “Depois que a Fundação Osesp assumiu a realização do Festival as exigências para as apresentações foram maiores e retomamos ao evento graças à evolução que nossa Orquestra passou durante esses anos. Estamos muito felizes se apresentar novamente no Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão”, destaca.

Concerto gratuito
Em Botucatu, no dia 20 de junho (segunda-feira) a Orquestra Sinfônica Municipal de Botucatu apresentará no Teatro Municipal – “Camillo Fernandez Dinucci” um concerto especial em homenagem a Angelino de Oliveira.

A apresentação será gratuita e terá início às 20 horas. No repertório estarão músicas como a canção oficial do Município “Saudades de Botucatu”, além de chorinhos e canções de outros compositores botucatuenses.

Não será necessária à retirada de ingressos antecipados. O Teatro Municipal conta com 518 lugares.

Saiba mais:
A Orquestra Sinfônica Municipal de Botucatu (OSMB) originou-se no ideal de dois músicos botucatuenses: José Antônio M. de Marchi e Celso W.Cardoso. Estudantes do conservatório Carlos de Campos, em Tatuí (SP), eles vislumbraram a possibilidade de criar um conjunto musical em Botucatu.

Os primeiros ensaios tiveram início em outubro de 1986. A estreia aconteceu em 21 de dezembro do mesmo ano, durante o Festival de Natal no salão social do Botucatu Tênis Clube (BTC). Nomes como o do senhor Progresso Garcia, entusiasta atuante na Câmara, ajudaram que oito meses depois fosse assinada a Lei Municipal que deu criação à Orquestra Sinfônica Municipal de Botucatu.

Desde o início, a OSMB teve vida intensa. Realiza concertos em Botucatu e em toda a região do Centro-Oeste paulista, participando diversas vezes do Festival de Inverno de Campos do Jordão, Festival de Música de Londrina e do programa “Viola Minha Viola”, da Rede Cultura de Televisão. Também se apresentou na melhor sala de concertos brasileira: a Sala São Paulo.

Serviço:
http://www.festivalcamposdojordao.org.br/programacao-completa/