Serventuários do Fórum vivem uma nova fase

Fotos: Valéria Cuter

“Ainda estamos em fase de adaptação e acertando os últimos detalhes. Isso já era esperado por todos nós, mas aos poucos a situação vai se normalizando e os serventuários estão se adequando nesse novo espaço com estrutura para trabalhar. O importante é que Botucatu, depois de muitos anos, vive um novo momento, com um prédio moderno e funcional para promover um atendimento diferenciado ? população, que espera de nós a aplicação da verdadeira Justiça”.

Foi o comentário do juiz diretor do Fórum de Botucatu, Josias Martins de Almeida Júnior, sobre o novo prédio que desde ? s 9 horas de segunda-feira (4) iniciou atendimento ? comunidade na Avenida Aeroporto, ? s margens da SP 209 – Rodovia João Hipólito Martins – Castelinho, na região do Jardim Riviera, depois de ficar por quase dez anos com suas varas e cartórios espalhados por diferentes pontos da Cidade.

O prédio tem um modelo pré-definido e planejado contando com as varas e os respectivos cartórios, além dos outros departamentos forenses. “Então, não houve problemas na distribuição das Varas e esse processo foi feito em consenso com meus colegas magistrados, definindo o lugar de cada um”, frisou Josias Júnior.

Na tarde desta terça-feira a reportagem do Acontece esteve visitando os departamentos do novo Fórum, coletando a opinião dos funcionários sobre o novo espaço. O maior problema citado foi com relação a quantidade de processos que foram levados para os cartórios que ocupam um espaço considerável nas salas. Porém, essa situação só será resolvida com o tempo.

“Temos dezenas de milhares de processos no papel, que não estão digitalizados. Com o tempo esse problema vai desaparecer dos fóruns Hoje já é possível as pessoas acompanharem o andamento dos seus processos via internet, sem sair de casa. Porém, não temos como nos livrarmos desses processos que estão no papel até que sejam julgados e encaminhados para o arquivamento. Futuramente, não haverá mais processos no papel”, disse o diretor de um dos cartórios.

{n}Placa sem prefeito{/n}

Um dado interessante foi observado no saguão de entrada do novo Fórum. Na placa de inauguração estão contidos os nomes de várias autoridades estaduais e municipais, entre eles o do (então) presidente da Câmara Municipal, André Rogério Barbosa. Entretanto, o nome do prefeito João Cury Neto não consta na placa. Outra autoridade que não está na placa é o do governador do estado Geraldo Alckmin.

Sobre o fato o juiz diretor explicou que a placa não foi feita em Botucatu e veio pronta do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP). “Recebemos a placa assim e assim ela foi colocada e não nos cabe aqui questionar, pois também somos funcionários do Tribunal (de Justiça) e cumprimos ordens”, resumiu o juiz.