Sergio Pérez deverá ser o substituto de Massa na Ferrari

O piloto mexicano Sérgio Pérez, de 22 anos, que corre pela equipe Sauber e já conseguiu dois pódios nas primeiras sete corridas da temporada deste ano, deverá ser o substituto do piloto de Botucatu, Felipe Massa, na Ferrari para a temporada 2013 no Campeonato Mundial de Fórmula 1. A Ferrari já não esconde o interesse pelo piloto que vem tendo um grande desempenho e pode anunciar a mudança na equipe antes mesmo do fim da temporada.

Além de ser considerado um bom piloto, Pérez é membro da academia (de pilotos) da Ferrari, que tem como chefe, Luca Baldisserri, que já teria acertado as bases de um possível contrato, antes mesmo do GP do Canadá ocorrido no final da semana passada em que ele terminou em terceiro lugar e Massa em 10º.

No site da Ferrari, Baldisserri é taxativo. “Depois de Mônaco, tivemos, sim, uma conversa com Sergio”, afirmou. “Pérez é, sem dúvida, talentoso e a corrida de Montreal foi uma grande resposta, uma corrida em que Sergio não só correu a um ritmo ótimo, mas também lidou muito bem com a sua corrida, conseguindo permanecer na pista por 50 voltas com o mesmo jogo de pneus”.

Pérez está em nono lugar no Mundial de Pilotos com 37 pontos, duas posições e 16 pontos a mais do que o japonês Kamui Kobayashi, seu companheiro na Sauber. Massa ocupa apenas a 14ª posição com 11 pontos, nove deles marcados nas duas últimas corridas, enquanto o espanhol Fernando Alonso está na vice-liderança do campeonato com 86 pontos dois a menos que o líder Lewis Hamilton, da McLaren.

Para evitar maiores especulações o presidente da montadora italiana, Luca di Montezemolo, embora não fale em uma possível renovação de contrato com Massa, tratou de desviar o foco, alegando que o mexicano, que faz parte do programa de treinamento de “novos” pilotos da Ferrari, seria muito inexperiente para correr na escuderia ao lado de Fernando Alonso.

“Acredito que ele é um dos potenciais melhores pilotos jovens para o futuro, mas para colocar um jovem piloto na Ferrari, preciso de mais resultados”, disse Montezemolo, procurando deixar claro que nenhuma decisão acerca o futuro de Felipe Massa foi tomada. “Jamais tomamos alguma decisão antes da metade da temporada”, garantiu o presidente que espera melhores apresentações do brasileiro, dizendo ainda que é cedo para tomar qualquer decisão.

Em entrevista ao jornal alemão “Blick”, Peter Sauber, dono da equipe que leva o seu sobrenome, descartou perder o mexicano Sergio Pérez já nesta temporada. A contratação do mexicano pela Ferrari este ano foram classificadas pelo dirigente como especulações e um elogio ao bom trabalho que os suíços estão fazendo. Entretanto, os italianos fornecem motores ? Sauber, o que poderia facilitar as negociações.

Massa está procurando manter-se distante das especulações de sua saída da Ferrari, mas reconhece que não está numa boa fase e precisará melhorar seus resultados a partir da próxima corrida. “Tudo depende (permanência na equipe) dos resultados que eu obtiver a partir de agora. No momento, não faço ideia do que estarei fazendo no próximo ano. Penso somente na próxima corrida. Tudo o que quero é permanecer na F1 em uma boa equipe”, disse o piloto ? revista alemã “Auto Bild”.

Fotos: Divulgação