Senac participa da Semana Global de Empreendedorismo

O Senac fomenta a Semana Global do Empreendedorismo, o maior evento empreendedor do mundo, que este ano acontece de 18 a 24 de novembro e envolve 130 países. Na unidade Botucatu, na Rua Dr. Rafael Sampaio, nº 85, Botucatu (14 3112-1150) as atividades acontecem até o dia 22 de novembro, com duas palestras e um workshop de empreendedorismo e exibição dos filmes Mãos Talentosas e Céu de Outubro (fotos).

No Brasil, por conta do grande número de atividades, o mês inteiro é dedicado ao movimento que busca fortalecer a cultura empreendedora conectando, capacitando e inspirando as pessoas para empreenderem.

Com o tema Se existe um sonho, existe um caminho! pretende-se promover a atitude empreendedora por todo o território nacional, trabalhando o acesso a capital, inovação, capacitação, mercado e cultura. O Senac São Paulo participa do evento desde 2008 e, neste ano, 46 unidades da capital e do interior oferecerão mais de 120 atividades voltadas para o tema.

Com uma programação diversificada, que inclui palestras, oficinas, mesas-redondas e depoimentos de ex-alunos empreendedores, a ação visa atender vários públicos. As atividades são gratuitas e coordenadas a inspirar, conectar, engajar e orientar a sociedade e as lideranças públicas.

O Senac São Paulo é a instituição educacional com mais atividades do movimento no Brasil, país onde a ação é a maior do mundo, com três premiações internacionais. “O empreendedorismo compõe o jeito Senac de educar, permeando todas as modalidades de ensino da instituição”, diz Marina Sierra de Camargo, coordenadora da área de empreendedorismo do Senac São Paulo.

O Brasil foi um dos primeiros países a integrar o movimento internacional, criado em 2008. De acordo com o Conselho Nacional da Semana Global do Empreendedorismo, no ano passado, mais de 1,6 milhão de brasileiros participaram de aproximadamente 4 mil atividades compartilhando conhecimento e experiência. A expectativa é de que, em 2013, 2 milhões de pessoas se envolvam com a ação.

{n}Programação{/n}

Dia 18 (segunda-feira) das 20 ? s 21 horas
Palestra: Quem é Empreendedor?
Palestrante: Enrique Rodolfo Corthorn, mestre em direção de empresas pela Universidade Adolfo Ibañez (Chile). É engenheiro civil industrial, com menção em eletricidade

Dia 19 (terça-feira) – das 9 ? s 12 horas
Filme: Mãos Talentosas, dirigido por Thomas Carter e produzido pela Sony Pictures, conta a trajetória de Benjamin Carson, diretor do departamento de Neurocirurgia Pediátrica do hospital Johns Hopkins. O filme mostra dois momentos: Ben já adulto com a dúvida se faria uma cirurgia nunca antes feita, a de separar gêmeos siameses unidos pela cabeça; e Ben criança, quando de fato é contada a história dele até sua decisão de fazer a cirurgia.

Dia 19 (terça-feira) – das 19h30 ? s 21h30
Palestra: Exemplos reais de histórias de empreendedores que confirmam que é possível empreender e gerar valor para si e para comunidade local.
Convidados: Alex Ronald da Dolex intalações comerciais, Edgar Ramos da Lucratto Assessoria Empresarial e Rafael Régis Somera da Solutudo – Soluções para Tudo. Com a participação de Diogo Vieira Ligo Teixeira, Gerente do Senac Botucatu e Gustavo Faria mediador de redes sociais.

Dia 21 (quinta-feira) – das 14 ? s 17 horas
Filme: Céu de Outubro – De Larry King, USA TODAY – baseado numa história real de esperança, força de vontade e triunfo de um jovem inconformado com a vida. Em 1957, na cidade mineira de Coalwood – West Virginia, um jovem estudante, Homer (Jake Gyllenhaal), vê brilhar no céu o satélite Sputnik. Impressionado e deslumbrado, nesse momento, descobre a luz ao fundo do túnel decidindo que as estrelas são o seu objetivo. Com a ajuda de uns colegas e da sua professora (Laura Dern), inicia um arrojado plano para construir o seu próprio foguete de modo a explorar o espaço.

Dia 22 (sexta-feira) – das 10 ? s 12 horas
Palestrantes: Diogo Leme de Oliveira e Amanda Cristina Fioretto
Diego Leme de Oliveira possui graduação em marketing, cursa MBA em Gestão Empresarial (FGV) e é professor orientador do ganhadores do Empreenda 2012. Amanda Cristina Fioretto possui graduação em psicologia pela Universidade do Sagrado Coração, é mestranda do curso de saúde coletiva da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho e docente do Senac.