Senac orienta como organizar a bagagem nas férias

Arrumar a mala não é uma tarefa fácil, principalmente para quem  pretende passar mais de uma semana fora de casa. Segundo Mônica Martins, docente da área de moda do Senac Botucatu, o ideal é fazer um planejamento antes de começar a organização. O objetivo é evitar excesso de peso e garantir assertividade nas escolhas.

O primeiro passo é definir o tamanho ideal da mala. As condições climáticas do passeio contam muito para a decisão. “Roupas de inverno e botas costumam ocupar um espaço maior. Agora, se o destino for uma praia, por exemplo, é possível carregar uma bagagem menor e mais leve”, afirma. 

Independente da temperatura, a prioridade é levar peças "coringas", que possibilitem maior variedade de combinações. Uma dica é provar as roupas antes de colocá-las na mala. “Monte os look’s que pretende vestir durante o passeio. Pense nas combinações de cores e estampas de calças, shorts, saias e blusas”, diz.

Ela conta que as opções mais favoráveis são as peças neutras. Camisa branca, jeans e vestido preto, por exemplo, são básicos, mas podem ganhar requinte com acessórios mais ousados. “Para quem tem pouco espaço na mala, esse é um ótimo recurso. Brincos, colares e cintos são menores e ocupam menos espaço”, afirma.

A docente também ensina algumas técnicas para acomodar as peças. “Coloque apenas o cós da calça dentro da mala. As pernas devem ficar para fora. Na sequencia, organize restante das roupas. Depois dobre as pernas para dentro, como se estivesse fazendo um embrulho. Isso evita o risco de amassar suas roupas”, ensina.

Embalar peças avulsas como os calçados, biquínis e cosméticos também pode contribuir para otimizar o espaço. “Outra técnica bem interessante é para guardar saias, shorts e blusinhas. Enrole as roupas com cuidado para não amassar. Esse tipo de dobra economiza espaço. Também existem no mercado algumas embalagens a vácuo que reduzem o volume, vale a pena conferir”, recomenda.

 

Moda

Para os interessados em aprender mais sobre a área de moda, o Senac Botucatu está com inscrições abertas para o curso Marketing e Comunicação de Moda. As aulas começam em 23 de março, das 19h15 às 22h15. Inscrições e outras informações pelo telefone (14) 3112-1150 ou no site www.sp.senac.br/botucatu.

A programação, com duração de 40 horas, capacita o profissional a desenvolver visão estratégica em negócios de moda, gerenciando de forma integrada diferentes ferramentas de comunicação, com o intuito de fortalecer a identidade e o posicionamento da marca para gerar vantagem competitiva no mercado.