Senac capacita mãe e filha para o mercado de trabalho

É comum observar pais incentivando filhos a estudar para que eles consigam boas oportunidades de emprego. Na casa da estudante Beatriz Caroline Faria da Silva, 14 anos, no entanto, houve a inversão desse papel. A jovem encorajou a mãe, Vilma Melo de Faria, 32, a retornar ? sala de aula.

“Eu pensava que já estava velha para fazer algum tipo de curso, acreditava que deveria ficar em casa, cuidando das crianças e do meu marido. Mas a Beatriz me animou, disse que pessoas com mais idade que a minha fazem cursos profissionalizantes para facilitar o retorno ao mercado de trabalho”, afirma Vilma. Apoiada pela filha, ela decidiu investir nos estudos para se profissionalizar e tentar ingressar na área da saúde.

Vilma está fazendo o curso Técnico em Enfermagem do Senac Botucatu por meio do programa Política Senac de Concessão de Bolsas de Estudo, que oferece oportunidades de capacitação gratuitas para pessoas com renda familiar per capita de até dois salários-mínimos federais (R$ 1.356). “Estou mais animada com o curso, sei que existem chances para quem se especializa. Hoje, incentivo minha outra filha, de 12 anos. Quero que ela também vá por esse caminho”, diz Vilma.

Já Beatriz, a filha mais velha, que também é atendida pelo programa de bolsas da unidade, finaliza o curso Auxiliar de Escritório e seguirá os estudos no Programa Educação para o Trabalho – novas conexões. Com os cursos, a jovem conseguiu garantir seu espaço no mercado de trabalho. “Acho importante os jovens se preocuparem com a profissionalização. Até para ter mais chances de emprego. Dentro do Senac, já fui encaminhada
para um trabalho em um supermercado”, diz.

Segundo Diogo Teixeira (foto), gerente do Senac Botucatu, cerca de 80% dos alunos que fazem o Programa Educação para o Trabalho são contratados. “As empresas sempre procuram a unidade para divulgar suas vagas e pedir indicação”, observou Teixeira.

Sobre a oportunidade de capacitação gratuita, o gerente afirma que essa é uma das diretrizes da instituição. “Nosso objetivo é ampliar o acesso ? educação profissional de qualidade. No Estado, em cinco anos, mais de 290 mil pessoas conseguiram se profissionalizar por meio da Política Senac de Concessão de Bolsas de Estudo”, informa. Até o fim de 2013, a unidade disponibilizará 400 bolsas para cursos técnicos e livres. Mais informações pelo portal www.sp.senac.br/bolsasdeestudo.