Senac Botucatu capacita para atuação em espaços confinados

Curso aperfeiçoa os profissionais que trabalham na área de segurança do trabalho

espacoconfinadoNos últimos anos, o grande número de acidentes em espaços confinados tem mostrado a necessidade de as empresas adotarem programas que diminuam os riscos de trabalho em silos, tanques de armazenamento, poços, tubulações e reservatórios.

Segundo Valdir Moreno, docente na área de segurança do trabalho do Senac Botucatu, as atividades em áreas confinadas, se não estiverem dentro dos padrões de segurança, podem causar graves acidentes, como intoxicações, soterramentos, explosões, afogamentos, entre outros.

“De maneira geral, esses espaços não são projetados para ocupação humana contínua. Por isso, a gestão de segurança e saúde deve ser planejada, programada, implementada e avaliada, incluindo medidas técnicas de prevenção e administrativas”, destaca Valdir.

Para capacitar profissionais a atuarem com segurança nessas áreas de risco, o Senac Botucatu está com inscrições abertas para o curso Espaços Confinados para Vigias e Trabalhadores Autorizados. O curso aborda os direitos, deveres, riscos e medidas de controle, de acordo com a Norma Regulamentadora n° 33.

“O treinamento visa atender à lei que estabelece os requisitos mínimos para a identificação de espaços confinados, o monitoramento e o controle dos riscos existentes para garantir permanentemente a segurança e a saúde dos trabalhadores”, explica o docente.

Com duração de 16 horas, as aulas começam em 24 de setembro, sempre aos sábados, das 8 às 17 horas. O curso é destinado aos trabalhadores e vigias de espaços confinados, engenheiros de segurança do trabalho e outros profissionais que tenham autorização para atuar nesses locais. É pré-requisito ter, no mínimo, 18 anos para participar da programação.

As inscrições podem ser feitas pelo site www.sp.senac.br/botucatu. Outras informações pelo telefone (14) 3112-1150.

Serviço

Espaços Confinados para Vigias e Trabalhadores Autorizados

Data: 24/9 a 1/10

Horário: aos sábados, das 8 às 17 horas

Duração: 16 horas

Informações

Senac Botucatu

Endereço: Rua Dr. Rafael Sampaio, 85 – Boa Vista

Telefone: (14) 3112-1150

E-mail: botucatu@sp.senac.br