Seminarista de Botucatu se destaca em Feira de Matemática

O seminarista de Botucatu José Victor de Camargo Medeiros que cursa o terceiro ano do ensino médio, foi  destaque da XVII FEMACRI – Feira de Matemática e Ciências Regional de Ituporanga.  O evento foi realizado na Escola de Educação Básica Roberto Moritz e reuniu cerca de 70 trabalhos de alunos de diversas instituições. O trabalho foi orientado pelo professor Vanderlei Petry .

Dentre os projetos foi destacado o de José Victor e também de outro seminarista, Moreira de Almeida, ambos alunos do Seminário São Francisco de Assis, que juntos apresentara um trabalho de pesquisa, confecção de maquete, imagens ilustrativas e apresentação de cálculos comprobatórios,demonstrando a real importância da catenária no dia a dia, em especial nos ramos da engenharia, arquitetura, urbanismo, construção civil, entre outros.

Em matemática, a catenária descreve uma família de curvas planas semelhantes às que seriam geradas por uma corda suspensa pelas suas extremidades e sujeitas à ação da gravidade. Uma força aplicada em um ponto qualquer da curva a divide igualmente por todo material. Por isso é usada para a fabricação de materiais como o fundo das latas de refrigerante, iglus e túneis.

O esforço do botucatuense José Victor foi devidamente reconhecido ao obter destaque e figurar entre os classificados para a próxima etapa da feira, que agora reunirá os projetos de maior destaque em todo o estado de Santa Catarina. Com o prêmio em Itaporanga José Victor foi indicado para a Feira Estadual de Matemática, que acontecerá entre os dias 28 a 30 de outubro, na cidade de Joinville, em Santa Catarina.