Semana do Ferroviário tem sua programação definida

A Prefeitura de Botucatu, com apoio da Câmara Municipal, Associação dos Ferroviários Aposentados e Pensionistas de Botucatu, Associação Atlética Ferroviária (AAF) e ONG Pproteffer, realizará de 27 de abril a 5 de maio, a Semana do Ferroviário.

Para esse período estão programadas várias atividades culturais, sociais e esportivas com a finalidade de prestar homenagem aos trabalhadores da estrada de ferro que contribuíram para a construção de parte da história e do progresso de nosso município.

A programação terá início no dia 27 de abril (sábado), ? s 10 horas, com celebração de uma missa de ação de graças, defronte a Estação Ferroviária. O celebrante será o padre Orestes Gomes Filho, da Paróquia Nossa Senhora Menina, da Vila Maria.

No dia 29 de abril (segunda-feira), a Câmara Municipal abrirá espaço em sua sessão ordinária para que o ex-vereador e presidente da Associação dos Ferroviários Aposentados e Pensionistas de Botucatu, Orlando de Almeida, utilize a Tribuna Livre para falar sobre a importância da ferrovia para o desenvolvimento do município.

Na terça-feira, 30 de abril, Dia do Ferroviário, acontecerá um café da manhã na sede da Associação dos Ferroviários Aposentados e Pensionistas de Botucatu, localizada na Rua Domingão Gonçalves, 93, na Vila dos Lavradores.
O feriado do dia 1º de maio foi reservado para as atividades que envolvem a 4ª Festa do Trabalhador, organizada pela Prefeitura e diversos sindicatos. O evento acontece a partir das 12 horas na Praça Pedro Torres, defronte o EECA. Entre as atrações destaque para praça de alimentação, corrida pedestre, shows musicais e sorteio de diversos prêmios.

Na quinta-feira, 2 de maio, ? s 19h30, acontecerá a exibição do filme “O Trem”. A chamada “estação cinema” será realizada nas dependências do antigo armazém da Fepasa, que está em fase final de reforma para abrigar a Casa da Juventude.

Já no dia 3 de maio (sexta-feira), na plataforma da estação ferroviária, a partir das 14 horas, acontecerá a Estação Memória, roda de conversa com ferroviários que será mediada pela professora da Unesp, Karina Pavão. Os depoimentos serão gravados em vídeo e futuramente serão disponibilizados ? população.

No sábado, 4 de maio, no Estádio “Dr. Acrísio Paes da Cruz”, acontecerão duas partidas de futebol. Na preliminar, ? s 9 horas, jogam Veteranos da AAF 50 x AAB TV Alpha. E no jogo de fundo, ? s 11 horas, Master da AAF x Guarujá FC.

A semana será encerrada no domingo, 5 de maio, com a Manhã Ferroviária, na área que envolve a antiga estação, que está sendo restaurada. A população terá a oportunidade de acompanhar de perto um pouco desse trabalho e conferir uma série de atrações.

Vale lembrar que o “Dia do Ferroviário” é comemorado em 30 de abril. Esta é a data da inauguração da primeira linha férrea do Brasil (1854). Pela Estrada de Ferro Petrópolis, construída pelo Barão de Mauá, o imperador Dom Pedro 2º e a imperatriz Tereza Cristina viajaram do Rio de Janeiro ? Raiz da Serra, num trecho de 14 km.