Semana de Conscientização no Trânsito teve início

A Secretaria Municipal de Transporte (Semutran) em parceria com a Polícia Militar, Guarda Civil Municipal (GCM), o programa Jovens Construindo Cidadania (JCC) e Patrulhinha da Paz da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) “Prof. José A. Sartori” realizaram na manhã desta quarta-feira (22) bloqueios com distribuição de folders e adesivos sobre a Semana de Conscientização no Trânsito, na Praça Coronel Moura (Paratodos) e no Largo da Catedral.

De acordo com o secretário municipal de Transportes, Vicente Ferraudo, foram conscientizados mais 200 motoristas durante o bloqueio. “Esta ação faz parte da Semana de Conscientização no Trânsito que será realizada até o dia 25 de setembro (sábado). Neste ano, o foco principal das ações são as crianças”, colocou Ferraudo.

O secretário diz que a intenção é passar a mensagem de segurança no trânsito aos filhos dos motoristas para que eles possam atuar positivamente no meio em que vivem, alertando os pais e toda a família sobre a forma correta de circulação no trânsito. “Durante a ação, a Polícia Militar também orientou munícipes sobre o uso correto da cadeirinha e como fixá-la nos veículos”, frisou o secretário.

A estudante Gabriela Marques da Silva, que também participou do bloqueio, conta que alertou sua irmã, que tem um bebê de dois meses, para comprar a cadeirinha. “Depois que eu expliquei para ela os riscos que o bebê corre não usando a cadeirinha, ela comprou uma e está usando. Eu também utilizo o cinto de segurança no banco de trás”, explica.

Segundo a responsável pelos alunos, Giovana Eburneo, essa ação é importante porque os estudantes passam de educandos para educadores. No dia 25, a partir das 9 horas, a mesma ação acontecerá na Praça Emílio Peduti (Bosque), que contará também com um circuito de trânsito voltado ? s crianças e adolescentes.

Fonte: Secretaria de Comunicação
Fotos: Valério A. Moretto