Semana da água teve várias atividades em Botucatu

Geral
Semana da água teve várias atividades em Botucatu 28 março 2017

As atividades programadas na semana em que se comemorou o Dia Mundial da Água (22 de março) atingiram o sucesso desejado, conforme avaliação da Secretaria Municipal do Verde, que contou com a parceria da Sabesp e outras entidades.

Tudo começou no dia 18 de março, quando o Mercado Municipal foi cenário do lançamento do livro “As Águas do Ribeirão Lavapés”, produzido pela ONG SOS Cuesta e com o apoio da Prefeitura de Botucatu. A publicação traz um histórico do Lavapés, um dos rios mais importantes de Botucatu, com mais de 6 km de extensão na área urbana.

No dia 20 à população ribeirinha do Porto Said teve a oportunidade de participar de uma Oficina de Sabão, ministrada por Silvio Prearo, do projeto Óleo Fora d’ Água. Na oportunidade os pescadores aprenderam a importância de descartar corretamente o óleo de cozinha e a implementar técnicas para a confecção de sabão feito a partir deste resíduo.

Já no dia 21 uma ação em parceria com a escola municipal Hernani Donatto, localizada no Jardim Cedro, proporcionou o início do projeto de recuperação de uma nascente do Córrego Cotia. Na ocasião houve uma palestra de educação ambiental, apresentação musical, além do plantio de 40 espécies nativas na Área de Preservação Permanente.

No dia 22 de março foi realizado um pedágio ambiental no estacionamento do supermercado Pão de Açúcar e McDonald’s também com foco na economia da água. Na ocasião foram distribuídas cartilhas e sacolinhas de lixo para carro, com presença das mascotes do Clubinho Sabesp.

No mesmo dia 22 o Centro Receptivo do Parque Municipal recebeu o primeiro “Encontro de Gestão das Águas – Compartilhando Experiências de Botucatu”. O evento contou representantes do Poder Público Municipal, Organizações Não Governamentais (ONGs) e iniciativa privada com a proposta de apresentar e dialogar sobre as experiências bem-sucedidas adotadas em Botucatu nos últimos anos quanto à questão ambiental, em especial na proteção e recuperação de nascentes.

No dia 23 foi a vez das crianças da Afrape (Associação Fraternal Pelicano) percorrerem o “Caminho das Águas”, com visita ao sistema de tratamento da Sabesp. O objetivo da atividade foi fazer com que eles conhecessem e aprendessem todo o caminho percorrido pela água até chegar e sair de suas casas. Por fim, no ultimo dia (24), a Secretaria do Verde providenciou a distribuição de cartazes com dicas do uso racional da água no nosso dia a dia. A ação da Sabesp busca despertar nas pessoas a importância de ser um “Guardião das Águas”.

Referência na gestão das águas

Botucatu tem pouco mais de 140 mil habitantes e é décimo maior município em extensão territorial do Estado de São Paulo. Por duas vezes [2012 e 2014] foi campeã do programa Município Verde-Azul, iniciativa da Secretaria Estadual do Meio Ambiente que premia as cidades que apresentam as políticas públicas mais eficientes dentro do meio ambiente.

A universalização da água e esgoto em quase 100% do Município; despoluição e reclassificação do Ribeirão Lavapés [principal rio urbano da Cidade]; execução do plano de arborização urbana com mais de 80 mil mudas plantadas nos últimos oito anos; implantação do Programa de Pagamento por Serviços Ambientais (PSA); e a participação no programa piloto Nascentes, da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado, fazem de Botucatu referência quanto à questão da gestão dos corpos hídricos.

Mais informações

Secretaria Municipal do Verde

Rua Lourenço Carmelo, 180 (Poupatempo Ambiental)

(14) 3882-1290

E-mail: [email protected]

Compartilhe esta notícia
Oferecimento
SABORES DE VERÃO
Oferecimento