Sebrae realiza mais de 13 mil atendimentos na região

Em 2013 o Escritório Regional (ER) do Sebrae-SP completou 15 anos de instalação e realizou mais de 13600 atendimentos ao empreendedor individual, micro e pequenas empresas na região de Botucatu. O número é 51% superior ao registrado pela unidade no ano anterior, quando foram promovidas 9 mil ações entre palestras, consultorias, workshops e missões para eventos.

Diversas ações promovidas no ano tiveram como foco o aprimoramento da gestão do negócio, formalização do empreendedor, inovação e estímulo ? competitividade e inovação. No total, foram 3154 atendimentos a pessoas físicas em busca de informações ou auxílio para a abertura e aperfeiçoamento do próprio negócio.

O balanço ainda contempla assistência a 10.516 empresas, sendo 1198 de pequeno porte, 7576 microempresas e 1742 empreendedores individuais. Esta última categoria recebeu forte atenção com a implantação da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa pela maioria dos dezoito municípios da região de abrangência do ER de Botucatu.
Para consolidar esta legislação, foram promovidas ações pontuais como encontros com agentes de desenvolvimento. Ao trabalhar em parceria com o Poder Público, o Sebrae-SP também participou, em 2013, da criação e instalação das Salas do Empreendedor em Bofete, São Manuel, Laranjal Paulista, Anhembi e Botucatu.

“Estes são instrumentos de aproximação do governo com o empreendedor; espaços para os quais sejam fomentados meios de formalização do negócio, informações e preparação de quem anseia em se tornar um empresário”, ressalta Silvia Furio, gerente regional do Sebrae-SP.

Para a gerente regional, o número de atendimentos realizados no ano passado refletem a mobilização para que os setores da indústria, varejo, agropecuário e serviços criem cenários favoráveis ao desenvolvimento. “O Sebrae-SP tem a missão de ser a parceira do empreendedor nos momentos cruciais do negócio. Muitas das consultorias e programas desenvolvidos focam pontos que muitas vezes não recebem a adequada atenção como gestão financeira, administração e o relacionamento da empresa”, frisa.

No setor agropecuário, os destaques de 2013 foram a promoção do programa AgroSebrae, com visitas e palestras a produtores rurais da região. Um dos pontos altos foi a organização, pelo ER de Botucatu, do 5º Encontro Estadual do Leite, que ocorreu em outubro, no município de Avaré. Na oportunidade, centenas de expositores, empresários e visitantes analisaram perspectivas de produtividade e desenvolvimento do setor.

Para o varejo, a atuação conjunta em parceria com associações comerciais e entidades representativas possibilitaram ao empresário do setor aprimorar aspectos como plano de negócios, gestão financeira, marketing e relacionamento com clientes. Em outubro, o ER do Sebrae-SP promoveu a palestra “Tendências e Inovações do Varejo- Rumos do setor no Brasil e no Mundo”, onde mais de cem varejistas debateram perspectivas de investimentos e comportamento do consumidor.

O Sebrae-SP também reforçou em 2013 parcerias e ações para a educação empreendedora. Um exemplo é o programa Jovens Empreendedores Pequenos Passos, que desenvolveu ações junto a educadores e alunos de escolas da rede pública e particular de ensino, além de escolas técnicas. Na região, os municípios de Botucatu, Porangaba, Conchas e Laranjal Paulista já adotam iniciativas do JEEP, tendo mais de mil alunos contemplados.

O Escritório Regional do Sebrae-SP, em Botucatu fica na Rua Dr. Costa Leite, nº 1570. Contatos podem ser feitos pelo telefone (14) 3815-9020 ou 0800-5700800. Há, ainda o email: erbotucatu@sebraesp.com.br. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 9 ? s 17 horas.