Sebrae faz apresentação sobre comércio eletrônico

Geral
Sebrae faz  apresentação sobre comércio eletrônico 12 agosto 2014

O Sebrae promove no dia 21 de agosto, a partir das 19 horas, em sua sede regional (Rua Dr. Costa Leite, 1570, em Botucatu) o workshop “Como Vender Pela Internet”. Direcionado a empreendedores do varejo e com atuação empresarial no mundo virtual, o evento apresentará conceitos de comércio eletrônico e exemplos de soluções existentes no mercado e que podem ser aplicadas às micro e pequenas empresas.

O comércio eletrônico tem apresentado solidez no Brasil nos últimos anos. Somente em 2013, o setor cresceu 28% e faturou mais de R$ 28,8 bilhões. Levantamento do Ibope (Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística) com 406 internautas apontou que 86% desse total já realizou alguma compra pela internet, sendo que 51% eram homens e 49% mulheres.

Comodidade (93%), preços (85%) e variedades (66%) foram os principais motivos a levar o consumidor à rede mundial de computadores. A pesquisa ilustra que eletroeletrônicos (66%), telefonia (41%), livros/CDs/DVDs (40%), vestuário e calçados (39%) e informática (37%) são os itens mais procurados pelos internautas. Cartão de crédito (83%) e boleto bancário (55%) se tornam os meios de pagamentos mais comuns.

Ainda assim, o fato do cliente não poder experimentar ou ver o produto (84%) e medo de não recebê-lo (56%) são desafios para o setor. Dentro deste panorama, as micro e pequenas empresas – em especial as do varejo – têm o desafio de investir em um filão que não para de crescer.

“O acesso a internet tem se universalizado, principalmente com o espaço na economia das classes C e D. Desde os desktops a telefones celulares e tablets, qualquer pessoa pode fazer sua compra em lojas virtuais e isso tem representado uma mudança brusca de comportamento de consumo”, avalia Henrique Teixeira, analista de varejo do Sebrae-SP em Botucatu.

Segundo ele, o empresário do varejo tem que voltar atenção também para o ambiente virtual em busca de novos clientes. “Produtos estão dispostos nas prateleiras virtuais e geralmente as lojas deste segmento (comércio eletrônico) oferecem preços mais acessíveis. O varejo tradicional enfrenta esta concorrência, mas ao mesmo tempo tem a oportunidade de investir neste nicho de mercado”, afirma o analista.

Durante o workshop “Como Vender Pela Internet”, o empreendedor também terá informações sobre ferramentas como o “Meu Primeiro E-commerce” e “Conecte seu Negócio”. As inscrições para o workshop devem ser feitas antecipadamente pelo telefone (14) 3815-9020 ou pelo e-mail [email protected].

“Outro ponto importante a quem se utiliza da internet para promoção da marca e venda de produtos são as redes sociais. Hoje mais da metade das informações e opiniões sobre mercadorias e serviços estão nestes ambientes virtuais e que devem ser explorados de forma correta e eficaz pelo empreendedor”, finaliza Teixeira.

Compartilhe esta notícia
Oferecimento
Supermusculos quarta
Oferecimento