Revista do CEVAP de Botucatu faz parceria internacional

No Ano da Serpente, a editora de acesso aberto BioMed Central anuncia que o Journal of Venomous Animals and Toxins including Tropical Diseases (JVATiTD), a revista científica oficial do Centro de Estudos de Venenos e Animais Peçonhentos (CEVAP) da Unesp aderiu ? plataforma de acesso aberto da BioMed Central.

Esse lançamento é um marco para a BioMed Central, uma vez que trata da primeira revista brasileira a integrar sua plataforma. Além publicar artigos relacionados com veneno de serpentes a revista divulga estudos sobre outros animais peçonhentos, suas toxinas e derivados, bem como doenças tropicais, especialmente doenças infecciosas, parasitárias e imunológicas.

Deborah Kahn, Diretora de Publicação da BioMed Central, afirmou que esse lançamento é significativo. “É a primeira revista acadêmica brasileira que adere ? plataforma de acesso aberto, além de ser o 250º periódico no nosso portfólio”, diz. “Esperamos aumentar a visibilidade mundial de suas pesquisas através da publicação em acesso aberto”, emenda.

O Journal of Venomous Animals and Toxins, lançado em 1995, foi a primeira publicação científica eletrônica do Brasil. Inicialmente, distribuído em disquetes de 3,5″, em 1998, passou a ser distribuído em CD, quando foi indexado na biblioteca do SciELO. Em 2003, o periódico incluiu em seu escopo as doenças tropicais para tornar-se mais abrangente e passou a ter periodicidade trimestral.

No lançamento foram incluídos um estudo sobre a relação dos os padrões de atividade anual das serpentes venenosas e as populações rurais no delta do rio Níger, no sul da Nigéria, e uma pesquisa que analisa as propriedades anticoagulantes do veneno da cobra Echis carinatus (Víbora de Tapete), uma das mais mortais do mundo. Em seu editorial o editor-chefe, Professor Benedito Barraviera, coordenador executivo do CEVAP, afirma: “Essa parceria irá, sem dúvida, aumentar nosso fator de impacto e, consequentemente, melhorar a classificação de nossa revista em nível mundial”.

Os autores residentes no Brasil podem se beneficiar de uma taxa de processamento de artigo com desconto (£600) utilizando o código promocional JVATBRASIL durante a submissão. No caso de autores de intituições-membro, como a Unesp, a taxa de processamento pode ser coberta pela parceria com a instituição. Para mais informações, visite o site da revista (www.jvat.org).