Reservistas devem atualizar dados na Junta Militar

Foto  –  Arquivo

O interessado deverá comparecer a Junta de Serviço Militar munido do Certificado de Reservista, RG e CPF, bem como nome endereço completo e telefone de um parente para atualizar seus dados

 

O capitão Edson Aparecido Alves, delegado da 12ª Delegacia do Serviço Militar de Botucatu (foto a esquerda), está convocando todos os reservistas (Exército, Marinha e Aeronáutica) dos últimos cinco anos para o Exercício de Apresentação da Reserva (EXAR). O período de apresentação é de 9 a 16 de dezembro, exceto aos sábados e domingos. A apresentação poderá ser feita também via internet, acessando o site www.exarnet.eb.mil.br,  no período de 01 de dezembro de 2015 até 31 de janeiro de 2016.

O interessado deverá comparecer a Junta de Serviço Militar munido do Certificado de Reservista, RG e CPF, bem como nome endereço completo e telefone de um parente para atualizar seus dados, inclusive disponibilizando um endereço eletrônico. De acordo com o capitão Edson Alves, quem foi dispensado da prestação do Serviço Militar não precisa se apresentar. O abono de faltas aos trabalhadores está amparado pelo Decreto-Lei nº 5.452, de 1º de maio de 1941, inciso VI do artigo 473, que é a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).

O EXAR é obrigatório para todos os oficiais e praças da reserva não remunerada das três Forças Armadas, bem como para os oficiais demitidos do serviço ativo sem perda do posto e patente e para os oficiais e praças temporários licenciados. Portadores de certificados de dispensa de incorporação classificados em "situação especial" e reservistas de primeira e segunda categorias também devem ficar em dia com suas obrigações militares.  Os de primeira categoria são os que serviram em organizações militares operacionais, como batalhões. Os de segunda são os que trabalharam no emprego da defesa territorial, como em tiros de guerra.

 Em Botucatu  a Junta do Serviço Militar situa-se na Rua General Júlio Marcondes Salgado, nº 106, região central da Cidade. Em caso de dúvidas, o Exército pode ser contatado pelo telefone (14) 3882-0212.  Jovens em atraso com o EXAR também devem se apresentar, sendo que pagarão multa mínima federal.