Reflexão sobre práticas pedagógicas ganha novo espaço na FCA/Unesp

Em janeiro de 2013, a Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) da Unesp constituiu um novo espaço para as reflexões sobre a prática pedagógica na Universidade, trata-se do Centro de Estudos e Práticas Pedagógicas da Unesp (Cenepp).

O Centro substitui o Núcleo de Estudo e Práticas Pedagógicas (Nepp) criado em 2008, que teve sua origem com o Programa de Oficinas de Estudos e Práticas Pedagógicas em 2006, a partir de uma demanda dos professores de toda Unesp.

De acordo com o site da Prograd, as ações do Cenepp têm o objetivo de promover a reflexão sobre a prática pedagógica e a divulgação de experiências bem sucedidas em sala de aula no âmbito da Unesp, possibilitando o aperfeiçoamento contínuo da docência e garantindo a manutenção da qualidade do ensino na universidade, ao lado da pesquisa e da extensão.

A estrutura do Centro é constituída pelos Conselho Pleno, Pólos Regionais e Comissões Locais. No momento, inicia-se o planejamento das atividades a serem desenvolvidas no ano, em cada nível de organização. Haverá atividades organizadas pela Prograd (Oficinas de Estudos Pedagógicos), pelo Pólo Regional (no caso, Pólo Botucatu- FCA, FM, FMVZ e IB) e pela Comissão Local da FCA, composta pelos professores Magali Ribeiro da Silva (coordenadora), Paulo Roberto Arbex da Silva e Waldemar Gastoni Venturini Filho.

No dia 05 de março, esta comissão se reuniu com os docentes contratados nos últimos três anos para apresentar o Cenepp, uma vez que os demais professores da FCA já tinham o conhecimento do antigo Nepp. “A reunião contou com sete docentes novos e foi muito produtiva”, avaliou a professora Magali Ribeiro. “Todos demonstraram bastante interesse em participar de atividades desta natureza, inclusive sugerindo temas a serem abordados em futuras atividades de caráter pedagógico”. Entre os temas sugeridos para discussão estão a avaliação de ensino/aprendizagem e técnicas didáticas, entre outros.

Um dos pontos de consenso entre os professores participantes da reunião estava na mudança de comportamento dos alunos atuais em relação aos do passado. “Não adianta ministrarmos a mesma aula expositiva que ministrávamos antigamente, o aproveitamento será totalmente diferente”, destacou o professor Paulo Arbex.

Nesta nova etapa, a comissão do Cenepp se coloca a disposição para receber sugestões de todos os docentes da FCA. “Assim, poderemos atuar em ações que vão ao encontro dos desejos da comunidade no que diz respeito ? s questões da prática do ensino superior”, coloca a professora Magali Ribeiro da Silva. “Contamos com o apoio de todos”.

Fonte: Assessoria de imprensa
Faculdade de Ciências Agronômicas da Unesp – câmpus de Botucatu/SP