Proprietários recebem placas pelo projeto CEP Rural

A Prefeitura de Botucatu promove neste sábado (27), às 9 horas, no terreiro de café da Fazenda Lageado, a quarta etapa do programa de Acessibilidade Rural, conhecido também como “CEP Rural”. 

Desta vez os contemplados serão mais 100 moradores do Araquá, Córrego Fundo, Edgardia, Morro Vermelho, Vitoriana, Mina, Alvorada da Barra, Oiti e bairro dos Mouras. As três primeiras etapas do programa, somadas, já beneficiaram cerca de 600 proprietários rurais em bairros como Aracatu, Pátio 8, Colônia Santa Marina, Baixada Serrana, entre outros.

O CEP Rural nada mais é que a instalação de placas padronizadas, com o nome e código da propriedade. Com essas informações cadastradas e auxílio de GPS, serviços públicos como GCM (199) e Samu (192) podem atender a população do campo com mais agilidade sempre que acionadas.

A iniciativa atende uma antiga reivindicação apontada pelo Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural para atender casos de emergência em locais mais distantes do centro da Cidade. E não é para menos. Botucatu tem mais de 1.500 quilômetros de estrada de terra. Ele está entre os dez municípios com maior área territorial do Estado de São Paulo.

A necessidade fez com que a Prefeitura e a Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (Cati) regional Botucatu buscassem alternativas para este problema. Assim, a partir de 2010, uma a uma das cerca de 1,3 mil propriedades rurais e as respectivas estradas de acesso [incluindo pontes e pontos críticos] começaram a ser catalogadas com ajuda de um sistema de georreferenciamento. O caráter inédito do programa garantiu ao município de Botucatu a conquista do Prêmio Mario Covas, em 2012, na categoria “Inovação em Gestão Estadual”.

 

Setores da Zona Rural de Botucatu

1 – Mina/Rio Bonito/Oiti/Alvorada da Barra/Vitoriana

2 – Pátio 8/Morro do Peru

3 – Demétria/Alto do Rio Capivara

4 – Colônia Santa Marina

5 – Baixada Serrana/Piapara

6 – Bairro dos Mouras/Araquá

7 – Monte Alegre

8 – Faxinal

9 – Chaparral/Rubião Júnior