Programa Formação de Valores da FMVZ inicia atividades‏

O Programa de Formação de Valores, implantado pela Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Unesp, campus de Botucatu, deu início às suas atividades com uma palestra sobre o tema “Coragem”, ministrada pelo capitão de Infantaria Renato Pereira Batista (foto), integrante da Seção de Doutrina do Corpo de Cadetes da Aeronáutica.

Falando para um grande público que compareceu ao auditório Casa da Arte, o palestrante apresentou o conceito de coragem como transposição de obstáculos que surgem cotidianamente na vida de todos. “A coragem está relacionada à superação e não à mera exposição egoísta situações de risco. A verdadeira coragem é altruísmo. Dar a vida por uma causa”.
 

Para o capitão Renato, viver a vida corajosamente implica educar as emoções. “Precisamos acreditar em nós mesmos, olhar para dentro, reconhecer nossas sombras e mudar as prioridades”. Após a palestra, aconteceu uma apresentação de dança contemporânea, com alunas da academia Oficina da Arte, de São Manuel, promovida pela Comissão de Atividades Culturais da Faculdade.

O evento foi a primeira atividade da disciplina optativa “Valores para a vida”, oferecida aos estudantes de graduação da FMVZ e demais unidades da Unesp. Criada para ser um dos pilares do Programa de Formação de Valores, a disciplina promoverá encontros mensais abordando temas voltados para a valorização do lado humano dos indivíduos, com mudanças de postura e conduta, especialmente entre os mais jovens.
 

Além de contar créditos para os inscritos na disciplina, as atividades mensais vão fornecer certificados para docentes e servidores técnico-administrativos da FMVZ e das demais unidades da Unesp que queiram participar.
 

Ao longo do ano estão previstos conferências abordando os seguintes valores: amor à profissão (28 de abril), dignidade (12 de maio), disciplina (16 de junho), espírito de grupo (11 de agosto), dever do cidadão (8 de setembro), altruísmo (13 de outubro) e justiça (10 de novembro). A iniciativa conta com o apoio da Vice-Diretoria da FMVZ, Seção Técnica de Desenvolvimento e Administração de Recursos Humanos, Comissão de Atividades Culturais e Grupo Interdisciplinar de Desenvolvimento (GID).