Professores são reconduzidos ao comando da Pediatria

Os professores Rossano César Bonatto e Maria Regina Bentlin assumiram oficialmente, na manhã desta sexta-feira, 22 de dezembro, a chefia e vice-chefia, respectivamente, do Departamento de Pediatria da Faculdade de Medicina de Botucatu/Unesp (FMB). Eles foram reconduzidos aos cargos, que já ocupavam, pelos próximos dois anos.

A cerimônia contou com a presença da diretora da FMB, Silvana Artioli Schellini e do vice-diretor, José Carlos Peraçoli, além da maioria dos docentes que compõem o Departamento, inclusive alguns já aposentados, e funcionários do setor. Em sua fala inicial, professora Silvana enfatizou que o Departamento de Pediatria é um marco para a escola, já que oferece, com excelência, disciplinas de graduação.

“O trabalho dos professores do Departamento faz com que os médicos formados pela FMB, ainda que não atuem na especialidade de Pediatria, tenham condições de oferecer um bom atendimento em pediatria básica”, frisou a diretora.

O chefe reempossado, professor Rossano, reforçou as afirmações sobre a qualidade do Departamento no que diz respeito a ensino e assistência e destacou que houve, durante seu primeiro mandato, um crescimento na produção científica da área. Como desafios para o período que se inicia, pontuou a participação na reestruturação curricular do curso de graduação em Medicina e ainda a criação de um mestrado profissional.

“Precisamos de uma alternativa para resolver a necessidade de futuras reposições de docentes de maneira que haja progressão na carreira. Por isso, já estamos trabalhando na proposta desse mestrado profissional, que terá a identidade da Pediatria”, anunciou Rossano.

{n}Novo PS de Pediatria{/n}

Segundo o gestor, também será meta de seu mandato criar uma nova filosofia para o engajamento do Departamento de Pediatria nas discussões sobre a implantação do novo Pronto-Socorro de Pediatria – que funcionará nas dependências do extinto Hospital Sorocabana. “O novo PS Infantil é um importante palco de ensino para nossos alunos”, colocou.

Professora Maria Regina Bentlin, vice-chefe, anunciou que as metas e objetivos do Departamento estarão apoiados nas possibilidades oferecidas pelo PDI (Plano de Desenvolvimento Institucional) da Unesp. “Nossa nova gestão não vai ser de continuísmo. Queremos melhorar e acertar. O Departamento tem que acreditar que é forte, importante e se valorizar. Queremos, no futuro, reabrir nosso Programa de Pós-Graduação e ainda consolidar nossa excelência na assistência”, declarou.

{n}Sobre o Departamento {/n}

O Departamento de Pediatria da Faculdade de Medicina de Botucatu iniciou suas atividades em 1966. No ano seguinte, foi ministrado o primeiro curso de Fisiopatologia Pediátrica para os alunos da 2ª turma do Curso Médico e também o curso de Propedêutica Pediátrica.
A partir de 1967 iniciaram-se as atividades do Ambulatório, da Enfermaria de Pediatria, nas dependências do recém-inaugurado Hospital das Clínicas da atual Faculdade de Medicina de Botucatu. Neste mesmo ano ocorreu o planejamento e adaptação da área física do Berçário anexo ? Maternidade e Berçário de Recém-nascidos externos, que iniciou suas atividades em 1973. Em 1968, foi criado o Departamento de Pediatria.

Fonte: Leandro Rocha
Assessoria de Comunicação e Imprensa