Professora da Unesp de Botucatu participará da Rio +20

Para compartilhar conhecimentos e também reunir informações que possam resultar em futuros projetos e parcerias, a Faculdade de Medicina de Botucatu/Unesp (FMB) estará representada na Rio+20 (Conferência das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável) – que marca 20 anos desde a ECO-92. A professora do Departamento de Saúde Pública, Karina Pavão Patrício, médica e doutora em Saúde Ambiental, viaja para o Rio de Janeiro nesta sexta-feira, 15, para participar do evento.

Professora Karina ministra uma disciplina “Meio Ambiente e Saúde” no curso de Enfermagem, desenvolve atividades no Programa PET-Saúde, com alunos de Medicina e também dá aulas do mesmo tema na Pós-Graduação em Saúde Coletiva, todos na FMB. A acadêmica participou, neste ano, pela internet, do comitê preparatório para o Rio +20 nos temas “Desenvolvimento Sustentável para o combate ? pobreza” e “A economia do Desenvolvimento Sustentável incluindo padrões sustentáveis de produção e consumo”.

No evento, que é considerado o principal fórum sobre meio ambiente do mundo, Karina participará de apresentações e debates sobre “desenvolvimento para sustentabilidade”. Ela garante estar interessada em fazer contatos com pessoas que possam ser parceiras em novos projetos.

Segundo a especialista, o tema “Saúde e Meio Ambiente” merece grande espaço de debates e reflexões nos dias atuais, já que, segundo pesquisas recentes, 24% das doenças tem relação com fatores ambientais e ocupacionais. “O ambiente de trabalho também deve ser considerado como meio ambiente”, justifica.

Karina defende que as ações para tentar minimizar os impactos dos prejuízos ambientais para a saúde pública devem, necessariamente, passar por uma mudança nos hábitos da população. “As pessoas precisam repensar suas práticas, seus comportamentos e seus valores. A situação ambiental no mundo está insustentável”, afirma.

Durante os fóruns que antecederam a Rio +20, foram discutidas algumas propostas e dessas foram selecionadas 100. Elas estão disponíveis na internet para votação popular. O material está disponível no endereço: http://vote.riodialogues.org/.