Produção de vídeo retrata os 82 anos de existência da Vila Maria

Para fechar com chave de ouro as festividades de comemoração dos 82 anos da Vila Maria, um dos mais tradicionais bairros de Botucatu, foi confeccionado um vídeo que narra toda a história da Vila. O aniversário do bairro foi comemorado em grande estilo com uma gama diversificada de atividades realizadas durante o mês de setembro, preparadas por uma comissão de moradores. O encerramento da festa acontece nesse domingo com o desfile das bandas e fanfarras das escolas públicas e privadas de Botucatu e a missa festiva na Igreja Nossa Sanhora Menina, a ser celebrada pelo padre Orestes Gomes.

Com riqueza de detalhes de fatos narrados pelo professor Benedito José Gamito e com imagens e fotos de David Devidé, o vídeo é uma relíquia para toda população da cidade conhecer o que foi e o que é a Vila Maria. O vídeo será apresentado na sede da Associação do Bem Estar (ABEM) daquele bairro da cidade, na noite desta sexta-feira.

O documentário traz a história de pessoas ilustres que fizeram (e fazem) parte da história da Vila Maria, entre eles a Maria Cecília André, ou Cecília Peroba, a Pérola Negra que brilhou no carnaval de rua de Botucatu durante décadas. Também consta nesse vídeo homenagens feitas a personalidades como Mercedes Petry, com seus 84 anos, filha de Frederico e Maria Petry, fundadores da Vila Maria.

Ainda desfilam nas imagens de Devidé, o empresário Arymar Ferreira de Barros, da empresa Moldmix; o Francisco de Oliveira Neto, primeira pessoa com registro civil residente da Vila Maria, o alfaiate Ernesto Pauletti; o farmacêutico, Jairo Luiz de Andrade; o casal Luiz e Ana Calônego; o ferroviário aposentado Mário Massagli, o ex-jogador profissional de futebol, José Matheus, o Gegê; a campeã brasileira e sul americana de atletismo, Marcelina de Campos Sant´Anna; o padre Orestes Gomes, entre muito outros.

“Para realizar esse trabalho, foi feito uma pesquisa e estivemos buscando fatos e fotos antigas, visitando moradores que fazem parte da história desse bairro e que nos revelaram histórias incríveis sobre a Vila Maria e sua gente. Foram captadas imagens para que pudéssemos apresentar um trabalho de qualidade”, comentou o fotógrafo David Devidé.

Ele revela que o vídeo contando a história dos 82 anos de Vila Maria, feito depois de muitas horas de pesquisa, será apresentado, mas ainda não estará sendo comercializado. Isso deve acontecer a partir do dia 1º de outubro. Entretanto, as pessoas interessada já podem reservar o seu exemplar, entrando em contato com o fotógrafo, através do telefone 9131-0729.

“Foi um trabalho muito gratificante contar a história deste que é um dos mais queridos e conhecidos bairros da cidade. Sinto-me honrado em ter sido convidado pelo Professor Gamito, que faz toda a narração do vídeo, para fazer parte dessa equipe. O trabalho foi feito com muito carinho e dedicação. Espero que o trabalho agrade a população”, revelou Devidé, lembrando que esta mesma equipe foi responsável pela confecção do jornal comemorativo aos 82 anos de Vila Maria.

A elaboração do jornal intitulado “Vila Maria… Sua história e sua gente”, distribuído ? população, foi de Moacir Bernardo, com fotos de David Devidé e arquivos, com colaboração da Prefeitura Municipal de Botucatu, Centro Cultural de Botucatu e Informativo Esportivo, tendo apoio, diagramação e impressão do Jornal Mais Botucatu.

Fotos: David Devidé
Foto de Cecília Peroba: Adelina Guimarães