Produção de chassis de ônibus cai 13% em 2016

 

A produção de chassis de ônibus no Brasil teve declínio de 13% em todo ano de 2016 na comparação com 2015, segundo balanço divulgado na última quinta-feira, 05, pela Anfavea- Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores.

Em 2016, saíram das linhas de montagem, 18 mil 711 chassis e, no ano de 2015, foram 21 mil 498 plataformas. A categoria que teve perda mais elevada foi a de ônibus rodoviários, com queda de 26,7%, somando em 2016, 4 mil 281 chassis. Em 2015, foram 5 mil 844 unidades.

Já em relação aos ônibus urbanos, a produção acumulou 14 mil 430 chassis em 2016, o que significa queda de 7,8% ante os 15 mil 654 de 2015. A crise econômica, que reduz o ritmo de renovação da frota e dificulta os financiamentos, é a principal explicação.

Caio teve uma diminuição na produção de 34 para 12 carrocerias/dia

A Caio, por exemplo, com os impactos sofridos pela crise política e econômica atual, teve uma diminuição de produção significativa, de 34 para 12 carrocerias/dia. Somente em 2016 foram 200 funcionários dispensados segundo o Sindicato dos Metalúrgicos, responsável pelas rescisões.

As finanças de estados e municípios também estão abaladas por causa da crise, interferindo assim, nos investimentos em mobilidade urbana e na compra de ônibus novos, que tiveram redução.

LICENCIAMENTOS:

A Anfavea divulgou também nesta quinta, queda de 33,5% no total de licenciamentos de ônibus em 2016. Foram emplacadas 11 mil 154 unidades no ano passado e, em 2015, o total chegou a 16 mil 782.

Em relação a marcas, os números acumulados de licenciamentos de ônibus são:

1º Mercedes-Benz: 6.069 ônibus – queda de 26,5% em relação a 2015

2º Volkswagen/MAN: 1798 ônibus – queda de 50,9% em relação a 2015

3º Agrale (inclui miniônibus Volare): 1572 ônibus – queda de 34,2% em relação a 2015

5º Iveco: 730 ônibus – queda de 38,5% em relação a 2015.

6º  Volvo: 644 ônibus – queda de 25,5% em relação a 2015

7º Scania: 293 ônibus – queda de 25,1% em relação a 2015.

Com informações do Blog Diário do Transporte