Prefeitura de Botucatu e conselho regional de contabilidade firmam convênio de cooperação    

Assinatura do convênio com o Conselho de Contabilidade - foto Andreia Seullner (12)A Prefeitura de Botucatu o Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo (CRCSP) firmaram na manhã desta quarta-feira (31) um convênio que beneficia o profissional da contabilidade e todos os usuários dos serviços contábeis. Isso contribuirá para que o trabalho de contabilidade seja executado somente por profissionais devidamente habilitados e registrados, conforme exigido por lei.

O termo de cooperação foi assinado no Auditório Cyro Pires e contou com a presença do prefeito de Botucatu, João Cury Neto; deputado estadual Fernando Cury; presidente do CRCSP, Gildo Freire de Araújo; delegado do CRCSP em Botucatu, André Monteferrante; delegado regional do CRCSP/Bauru, Paulo Roberto Martinello; secretário adjunto da Fazenda, César Pereira de Oliveira; além de profissionais da área de contabilidade.

Assinatura do convênio com o Conselho de Contabilidade - foto Andreia Seullner (9)Na prática, o acordo permite que a prefeitura consulte a situação do registro do profissional da contabilidade sempre que der entrada em documentações ou fizer solicitações para prestar serviços, seja para pessoa física ou para pessoa jurídica. A consulta é feita on-line e garante à sociedade mais segurança e excelência nos trabalhos executados pelos profissionais da área contábil.

De acordo com o CRCSP, a contabilidade é uma necessidade para todos os empresários e para a sociedade e o convênio firmado permite que esse trabalho tenha uma legalidade testada antecipadamente, mediante consulta ao cadastro do Conselho. Essa consulta, segundo o órgão, evita que um contrato assinado por uma pessoa não autorizada possa ser questionado futuramente. Isso demonstra que a importância desse convênio é muito maior do que pode parecer.

Assinatura do convênio com o Conselho de Contabilidade - foto Andreia Seullner (1)“O CRCSP tem como meta assegurar que o trabalho contábil seja exercido somente por profissionais devidamente habilitados. Temos feito uma campanha por todo Estado contra a concorrência desleal. Essa exigência assegura a sociedade uma prestação de serviço com segurança e excelência. Como bons representantes de 150 mil profissionais ativos e mais de 17 mil empresas do Estado de São Paulo temos certeza que o CRCSP e a Prefeitura de Botucatu estão valorizando a transparência da gestão pública, tão desejada pela sociedade. Já assinamos esse mesmo convênio com inúmeras prefeituras e podemos assegurar que os benefícios são bons tanto para os profissionais quanto para a comunidade”, afirma o presidente do CRCSP, Gildo Freire de Araújo.

Escritório regional da Jucesp

Assinatura do convênio com o Conselho de Contabilidade - foto Andreia Seullner (6)O deputado estadual Fernando Cury enalteceu a nova parceria com o Conselho Regional de Contabilidade do Estado e lembrou da recente autorização do Governo do Estado para a implantação em Botucatu do escritório regional da Jucesp – Junta Comercial do Estado de São Paulo, o que beneficiará a classe contabilista e empresários. O órgão é responsável pelo registro, fé pública e publicidade dos documentos arquivados pelos empresários, sociedades empresárias e cooperativas no Estado.

“Era uma bandeira nossa, antes mesmo de assumir o mandato, e que agora conseguimos em parceria com a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação. A conquista da Jucesp já é uma realidade para atender os profissionais e a população. Os contadores de Botucatu muitas vezes tem que ir até Bauru, Sorocaba, Campinas ou mesmo levar documentações pra São Paulo e isso acaba sendo mais moroso e com custo a mais ao empresário. Agora a Prefeitura deverá assinar um convênio com a Jucesp para o escritório ser instalado no Município e, num segundo momento, assinar convênio com a entidade que vai fazer a gestão do escritório. Acredito que isso possa se concretizar ainda este ano”, disse o parlamentar.

Liderança regional 

Em seu discurso, o prefeito João Cury afirmou que parcerias como as estabelecidas com o CRCSP e com o Governo do Estado para a instalação de um escritório da Jucesp estimulam ainda mais o desenvolvimento econômico, além de fortalecer a imagem de Botucatu como um dos principais líderes regionais do interior paulista.

“Gente sem qualificação ou compromisso ético acaba causando uma concorrência desleal pra aqueles que estão regulamentados e a gente não pode fechar os olhos. Aquele que passa por um profissional inabilitado, o barato sai caro. E depois gera uma série de problemas pra sociedade. Por isso esse convênio com o Conselho Regional de Contabilidade é importante. Já o movimento da Jucesp faz com que a Cidade retome a liderança regional que um dia já teve no passado. Ela e outros equipamentos públicos e privados que trouxemos como o Poupatempo, Poupatempo Ambiental, o shopping, o Detran, novo Fórum e a Pinacoteca, são fatores determinantes pra quem que investir no interior do Estado de São Paulo”, afirma.