Prefeito de Botucatu recebe Prêmio Amigo da Criança e Selo Amigo do Idoso

HOMENAGEM AOS PARCEIROS QUE CONTRIBUIRAM AO PRÊMIO DO PROGRAMA PREFEITO AMIGO DA CRIANÇA - FOTO SILVIA CULICHE (75) (Custom)Na manhã desta sexta-feira (1º de julho), no auditório Cyro Pires da Prefeitura Municipal foi realizada uma homenagem a todos que contribuíram para que Botucatu fosse consagrada com o Prêmio do Programa Amigo da Criança.

O troféu foi entregue no dia 22 de junho, em Brasília, na Câmara dos Deputados, em cerimônia de premiação da 5ª edição do Programa Prefeito Amigo da Criança (PPAC) concedido pela Fundação Abrinq. O Prefeito João Cury Neto foi premiado na categoria “Reconhecimento Pleno” mostrando seu comprometimento com políticas públicas relacionadas às crianças e adolescentes.

O prêmio reconhece os dirigentes municipais que honraram os compromissos assumidos com a Fundação Abrinq, implementaram políticas públicas e melhoraram a vida das crianças e adolescentes de seu município. A gestão premiada é a de 2013 até 2016. O programa contou com a adesão de 1.542 prefeitos.

HOMENAGEM AOS PARCEIROS QUE CONTRIBUIRAM AO PRÊMIO DO PROGRAMA PREFEITO AMIGO DA CRIANÇA - FOTO SILVIA CULICHE (69) (Custom)Nessa edição, 102 Prefeitos receberam o Reconhecimento Pleno, entre esses, seis foram Destaque Nacional. Outros cinco receberam o reconhecimento na categoria de Boas Práticas, premiação paralela que valoriza iniciativas pontuais.

O Programa Prefeito Amigo da Criança (PPAC) foi criado em 1996 com o objetivo de mobilizar e apoiar tecnicamente os gestores municipais para a qualificação das políticas públicas em benefício de crianças e adolescentes.

“Embora o Prêmio se chame Prefeito Amigo da Criança, na verdade, os grandes merecedores são os nossos servidores públicos municipais e estaduais, bem como, as entidades sociais de Botucatu e todos aqueles que direta ou indiretamente trabalham e desenvolvem políticas de inclusão, desenvolvimento e de proteção aos direitos das crianças e adolescentes da nossa cidade. Nunca terei condições de retribuir todo o carinho e apoio que vocês dedicam ao nosso governo, as nossas crianças, adolescentes e a nossa cidade”, destaca João Cury Neto.

Selo Município Amigo do Idoso

Durante a cerimônia o prefeito João Cury também recebeu das mãos da diretora da Divisão Regional da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social (Drads), Sueli Isabel Tameline o Selo Inicial Município Amigo do Idoso.

O Selo Amigo do Idoso, constituído com a intenção de estimular os Municípios e Entidades Públicas e da Sociedade Civil a implantarem ações referenciadas pelo Programa São Paulo Amigo do Idoso, tem por objetivo certificar os municípios paulistas, órgãos da administração direta e indireta, entidades públicas e privadas, de acordo com boas práticas públicas voltadas às pessoas idosas.

Para terem direito a esta certificação, os 637 municípios que assinaram a adesão ao Programa deveriam cumprir três etapas que começam com o Selo Inicial passam pelo Intermediário e chegam ao Selo Pleno.

O programa propõe ações intersecretariais sob a coordenação da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social   baseadas  nos quatro pilares do Programa: a Proteção, a Educação, a Saúde e a Participação da população idosa do Estado de São Paulo. Esses pilares buscam sintetizar o conceito do envelhecimento ativo da Organização Mundial de Saúde – OMS.

Em Botucatu, o IDEA Gestor foi aplicado numa oficina com  a participação das seguintes entidades e órgãos representativos da Pessoa Idosa no município: Secretaria Municipal de Assistência Social, Secretaria Municipal de Saúde, Secretaria Municipal de Habitação, Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, Secretaria Municipal de Educação, Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Turismo, Secretaria Municipal de Obras e Conselho Municipal do Idoso, convidadas para participar da oficina  e o IDEA Idoso foi  aplicado  em quatro oficinas coordenadas pelas equipes dos  Centros de Referência de Assistência Social – CRAS dos territórios  Norte, Sul, Leste e Oeste  e realizadas com os idosos,   que já participavam dos grupos de idosos  desses CRAS e  com os  demais idosos dos territórios que participavam de algum tipo de ação voltada a eles.

“Ao final das quatro oficinas, realizadas no mês de setembro de 2015, utilizando-se da metodologia do IDEA Idoso,  houve  a participação de cerca de 110 idosos,  que elaboraram o  rol  anexo,  de melhorias que entenderam necessárias para o município de Botucatu. Com a realização dessas oficinas e demais exigências do Programa, o município de Botucatu recebeu o Selo Inicial de Município Amigo do Idoso. Vale destacar,  que na região de Botucatu, apenas sete municípios receberam o prêmio e no Estado de São Paulo 185 municípios”, enfatiza a secretária de Assistência Social, Amélia Maria Sibar.