Prefeito busca reformulação da GCM de São Manuel

Na manhã desta quarta feira (25), aconteceu na Prefeitura em São Manuel, uma reunião na qual foi discutido o andamento do processo de reestruturação da Guarda Civil Municipal (GCM) daquela cidade. A convite do prefeito Vilson José Innocenti, estiveram presentes o secretário municipal de Segurança Pública de Botucatu, delegado Adjair de Campos acompanhado do assessor de Planejamento em Segurança Paulo Renato da Silva e o inspetor chefe da GCM, Leandro Carreira Destro. Já da GCM de São Manuel participaram o diretor de Segurança Geleandro Destro e o comandante Gomes.

Durante a reunião foi apresentado pelo secretário de Segurança de Botucatu, ao chefe do Executivo sãomanuelense, os resultados alcançados na GCM de Botucatu após a reestruturação feita na administração do prefeito João Cury, que em parceria com as Policias Civil e Militar elevou a cidade ao posto de mais segura do Estado entre municípios com mais de 100 mil habitantes.

Também foi discutido, um convênio de cooperação na área de Segurança Pública entre os municípios. “A GCM de Botucatu se tornou referência em segurança municipal e hoje leva orientação para mais de 30 cidades do Brasil, que buscam conhecimento para reestruturação e implantação de GCMs”, colocou Adjair de Campos. “Ganhamos um ótimo reconhecimento, tanto da população quanto da administração, que reformulou a GCM, investiu e dobrou o nosso efetivo. O prefeito nos dá todo apoio, mas cobra resultados e acompanha de perto o nosso dia-a-dia”, acrescentou.

Adjair de Campos enfatizou que a GCM de Botucatu passou por uma reformulação nos últimos três anos, duplicando seu número de efetivos e investindo em equipamentos, principalmente, em armas e viaturas. “Hoje, a nossa GCM está preparada tanto para levar um andarilho ao Centro de Atendimento ao Migrante e Mendicância (CAMIM), como atuar em confrontos com marginais de alta periculosidade“, comparou Adjair.

Lembrou que nesta reformulação planejada em Botucatu foram implantados programas especializados de policiamento, como o Grupo Especializado em Patrulha com Motos (GEPOM); Grupo de Prevenção Ambiental (GPA), Grupo de Ações Preventivas Especiais (GAPE), Patrulha Escolar e Patrulha Comunitária. Também citou os programas preventivos e educacionais implantados como a Patrulha da Paz, Cidadania e Civismo e Corujão.