Prédio parcialmente desabado já está sendo demolido

Fotos: Luiz Fernando

Depois de efetuar a limpeza dos escombros do desabamento da parte frontal de um prédio de dois andares no corredor comercial na Rua Major Matheus, esquina com a Cruz Pereira, na Vila dos Lavradores, na tarde de terça-feira (24), a Defesa Civil do Município iniciou na tarde desta quinta-feira (26) a derrubada das paredes laterais do imóvel que estavam com rachaduras com perigo iminente de cair.

Este prédio que estava em reforma funcionou por muitos anos um “bingão” e era um dos mais antigos daquela região da Cidade. Embora o visual indicasse uma tragédia, não houve feridos. De acordo com o que foi apurado, na parte superior do prédio iria funcionar uma academia de ginástica e no piso inferior uma farmácia.

Paulo Renato da Silva, coordenador da Defesa Civil do Município, ressaltou que a prefeitura está fazendo a derrubada das paredes laterais para evitar maiores riscos de acidentes, mas o prédio está condenado e a conclusão dos trabalhos de demolição ficará ? cargo do proprietário que é de origem árabe e já prestou depoimento na Polícia Civil, assumindo a responsabilidade sobre o desabamento.

“Temos que agradecer todos que atuaram no sucesso desta operação, provando que esta rede integrada do gabinete de gerenciamento de crise da Defesa Civil de Botucatu funciona com agilidade e eficácia”, comentou Paulo Renato, lembrando que a obra não apresentava projeto e por isso estava embargada pela Prefeitura de Botucatu desde novembro deste ano, e não setembro como informado, anteriormente. A equipe da Defesa Civil e Corpo de Bombeiros continuarão com os levantamentos técnicos de condições da obra para descobrir a possível causa do desabamento.

No local onde o desabamento aconteceu existe um ponto de ônibus e o fluxo de pessoas é bastante acentuado. Uma loja ao lado registrou o exato momento da queda do prédio e o desespero de três pessoas que correram para se livrarem dos escombros e da morte certa. Também não havia ninguém no interior do prédio.