Poupatempo já realizou mais de 161 mil atendimentos

Em um ano de operação, o posto do Poupatempo em Botucatu já realizou mais de 161 mil atendimentos, o que dá uma média pouco superior a 13 mil por mês. O equipamento, inaugurado em janeiro de 2011, se tornou uma das principais conquistas da atual Administração Municipal junto ao Governo do Estado de São Paulo e desde então tem proporcionado facilidades nos serviços públicos prestados aos cidadãos não apenas de Botucatu, mas também de outras cidades da região.

Do total de atendimentos, 21% correspondem aos serviços públicos eletrônicos disponibilizados no e-poupatempo, que contabiliza mais de 34 mil acessos. Os mais procurados são: o cadastro e a consulta aos créditos da Nota Fiscal Paulista, com 9,8 mil acessos; a emissão da segunda via do CPF , com 6,8 mil acessos; e o preenchimento do formulário eletrônico do Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam) – primeira etapa para o primeiro registro de veículos, com 3,7 mil atendimentos.

Outros serviços bastante procurados são: primeira e segunda via da Carteira de Identidade – 16,8 mil emissões; renovação, segunda via e troca da permissão pela definitiva da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) – 11 mil; Licenciamento de Veículos – 7 mil; Atestados de Antecedentes Criminais – 6 mil; e Carteiras de Trabalho – 3,9 mil.

Na avaliação de Flávia Malerba, administradora do Poupatempo em Botucatu, o serviço tem ficado mais conhecido e os cidadãos mais conscientes de seus direitos. “Essa exigência do cidadão só nos estimula em provar que o serviço público pode ser sim de excelente qualidade”, diz.

Além de atender bem, o Poupatempo tem a missão de ser ágil. Por este motivo, no exato momento em que a pessoa entra na unidade já é abordada por funcionários que têm o papel de direcioná-la ao setor desejado. Conforme avaliação interna, feita junto aos usuários, a unidade do Poupatempo em Botucatu chega a registrar uma aprovação de 99,6%, o que prova a excelência nos atendimentos.

Na emissão de uma segunda via de RG, por exemplo, a pessoa chega a ser atendida entre 15 a 20 minutos e ter em mãos o documento em até 48 horas. Antes do Poupatempo, quem morava em Botucatu não tinha essa opção e só retirava o RG em um prazo médio de 15 dias junto ? delegacia. Para CNH era a mesma coisa. De sete a 15 dias para emitir um documento no Ciretran (Circunscrição Regional de Trânsito), que hoje o Poupatempo fornece em até 24 horas.

“E mesmo aquelas pessoas que entram na unidade, com outras dúvidas que não podemos atender, também fornecemos informações para que o cidadão seja direcionado e resolva sua pendência”, completa Flávia.

Na avaliação do prefeito João Cury Neto, o fato de Botucatu abrigar uma unidade do Poupatempo coloca a Cidade como referência regional de desenvolvimento. “O Poupatempo é um equipamento público exemplar, que facilita o dia-a-dia do cidadão. Poucas cidades com o porte de Botucatu tem o privilégio de usufruir de serviços rápidos e de qualidades como os proporcionados pelo Poupatempo”, argumenta.

{n}Sobre o Poupatempo{/n}

Instalado em uma área de pouco mais de 1.100 m², o Poupatempo Botucatu tem capacidade de absorver 59 mil atendimentos mensais. A equipe é formada por pouco mais de 100 funcionários, distribuídos entre contratados e servidores públicos.

A unidade oferece mais de 50 serviços presenciais e dois mil eletrônicos, prestados por sete órgãos: Acessa SP (acesso gratuito ? Internet), Detran (Departamento Estadual de Trânsito), e-poupatempo (serviços públicos eletrônicos), Instituto de Identificação (IIRGD), Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho (Sert), Secretaria da Fazenda e Banco do Brasil.

O Poupatempo Botucatu conta com diversos novos mecanismos que estão modernizando e otimizando ainda mais os serviços do Programa: o Sintonia, sistema que monitora os tempos de execução dos serviços em mesa e coleta a opinião do cidadão sobre o atendimento recebido, fazendo a gestão dos serviços do Instituto de Identificação, Detran e Secretaria do Emprego, e os terminais eletrônicos para o pagamento da taxa de emissão da 2ª via do RG e o licenciamento de veículo por meio de cartão de débito, que eliminam a necessidade de o cidadão passar pelo Banco.

O Poupatempo é um Programa do Governo do Estado de São Paulo, vinculado ? Secretaria de Gestão Pública e administrado pela Prodesp – Tecnologia da Informação. Desde a inauguração do primeiro Posto, em 1997, o programa prestou mais de 272 milhões de serviços.

Fotos: Nathaly Silvestre