Pós-Graduando da FMB recebe prêmio em Boston

O aluno especial do curso de Pós-Graduação de Bases Gerais da Cirurgia da Faculdade de Medicina de Botucatu/Unesp Victor Andrigheti Coronado Antunes recebeu, no início de maio deste ano, prêmio no Congresso Internacional American Society of Cataract and Refractive Surgery (ASCRS), em Boston. Uma pesquisa, de sua autoria, foi selecionada para a fase final entre todos os trabalhos apresentados durante o evento.


Intitulado “Resultados visuais e satisfação dos pacientes após implante de lente multifocal no sulco”, o estudo foi realizado em pessoas com catarata e alterações leves nas retinas e se baseia no implante de lente intraocular convencional para longe (no saco capsular) e, apoiada sobre esta, uma outra lente para perto. A técnica cirúrgica é chamada de M-DUET e tem a grande vantagem de, em caso de evolução das alterações retinianas, poder retirar a lente para perto sem complicações.


Sob orientação da professora Maria Rosa Bet de Moraes Silva, do Departamento de Oftalmo/Otorrino e Cirurgia de Cabeça e Pescoço da FMB, o estudo foi premiado como o melhor trabalho da categoria “Cirurgia intraocular – Lentes intraoculares para correção da presbiopia”. “No congresso foram apresentados 700 trabalhos, sendo que na sessão final, na qual são destacados os melhores trabalhos do encontro pelos editores da Eye World Magazyne, revista oficial do evento, a publicação também foi destaque”, explica a professora Maria Rosa.


Além de Victor, o estudo também é assinado por Valcir Coronado Antunes, Eduardo Andreghetti, ex-aluno da pós-graduação da FMB, Leonardo Paulino e Maria Rosa Bet de Moraes Silva, todos coautores do trabalho.