Pesquisadores internacionais visitam Cevap de Botucatu

O Departamento de Doenças Tropicais e Diagnóstico por Imagem da Faculdade de Medicina de Botucatu/Unesp (FMB) recebeu, nesta semana, a visita de dois pesquisadores estrangeiros que possibilitaram grande troca de experiências, em especial, na área de pesquisa clínica.

O médico Jean-Philippe Chippaux, do IRD (Institut de recherche pour le développement) – instituto para o desenvolvimento de pesquisas localizado na França – e Leslie Boyer, médica e professora do Departamento de Patologia da Universidade do Arizona, realizaram uma série de atividades, entre elas, uma visita ao Cevap (Centro de Estudos de Venenos e Animais Peçonhentos) da Unesp, em Botucatu. Objetivo do intercâmbio foi discutir o possível desenvolvimento de estudos clínicos em conjunto e também parcerias, envolvendo o Cevap, para o aprimoramento de soros.

Chippaux, que já se tornou um professor da Pós-Graduação em Doenças Tropicais da FMB, havia estado na instituição pela última vez em setembro de 2012. Na última quinta-feira, 20 de junho, ele ministrou, na instituição, uma palestra sobre “Projetos de (Upecpesquisa translacionais entre países de alta e baixa renda: como estabelecer estas colaborações?”. O evento fez parte do projeto Ciência ao Cair da Tarde, promovido periodicamente pela instituição.

A Unesp – por meio da FMB, sua Unidade de Pesquisa Clínica (Upeclin) e o Cevap – deve concorrer em breve a um edital do Ministério da Saúde/DECIT para realização de ensaios clínicos. Chippaux e Leslie serão consultores nesse processo.

Os pesquisadores internacionais participaram, na quarta-feira, 20 de junho, juntamente com os coordenadores executivo do Cevap, Benedito Barraviera e Rui Seabra Ferreira Júnior, do 2nd Ibero-American Meeting on Toxicology and Environmental Health, em Ribeirão Preto-SP. Eles coordenaram uma das mesas-redondas do evento.