Pesquisadores franceses visitam a FCA/Unesp

No início de novembro a Faculdade de Ciências Agronômicas (FCA) recebeu a visita de alguns diretores da UMR- Eco & Sols, congregado de instituições francesas que envolve o Centro de Cooperação Internacional em Pesquisa Agronômica para o Desenvolvimento (Cirad), o Instituto Nacional de Pesquisa Agronômica (INRA), o Instituto de Pesquisa para o Desenvolvimento (IRD) e a universidade Montpellier SupAgro.

O órgão trabalha com ciclos biogeoquímicos nos agroecossistemas. Alguns de seus especialistas dão enfoque ? agricultura e outros ao setor florestal. Na FCA, esses diretores puderam conhecer as atividades desenvolvidas pela Faculdade, a estrutura dos laboratórios e atentar para a possibilidade de futuras pesquisas realizadas em conjunto.

Desde o início do semestre, o professor Jean-Paul Laclau, membro do CIRAD e da UMR, está credenciado junto ao Programa de Pós-graduação em Ciências Florestais da FCA. Para ele a visita ajuda a fortalecer os laços entre essas instituições. “Esse contato ajuda a viabilizar não só parcerias em pesquisas, mas também pode atrair mais estudantes franceses para o intercâmbio no Brasil”.

No dia 23 de novembro, o professor Laclau concluiu a disciplina “Ciclos biogeoquímicos em plantações florestais”, ministrada de forma condensada para o PG em Ciências Florestais.

Fonte: Assessorias de Imprensa
Faculdade de Ciências Agronômicas da Unesp – câmpus de Botucatu/SP
Fundação de Estudos e Pesquisas Agrícolas e Florestais – Fepaf