Pesquisadores canadenses visitam FMVZ/Unesp

Uma delegação da University of Saskatchewan, do Canadá, esteve na Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Unesp, câmpus de Botucatu, divulgando ações de intercâmbio e ministrando aulas aos alunos do curso de pós-graduação em Medicina Veterinária.

No dia 25, pela manhã, Marc Usunier, servidor responsável pelo órgão equivalente ao Escritório de Relações Internacionais da University of Saskatchewan, realizou uma apresentação sobre as atividades de ensino e pesquisa desenvolvidas na instituição canadense que tem dois vencedores de Prêmio Nobel entre sua equipe.

Além de apresentar as principais áreas de atuação, Usunier deixou claro que as portas estão abertas para os alunos brasileiros que queiram estudar na University of Saskatchewan. Segundo ele, atualmente mais de 30% dos estudantes são estrangeiros. A instituição mantém um órgão denominado Student and Strudy Aboard Centre (Isaac) que dá toda assistência aos estrangeiros.

Na sequência, os professores Baljith Singh e Volker Gerdts, do Western College of Veterinary Medicine, da University of Saskatchewan, apresentaram as ações de intercâmbio da instituição canadense e apresentaram o projeto “Collaborative Research and Training Experience” (Create). “O projeto representa uma oportunidade fantástica para trabalharmos juntos. Espero que isso aconteça em breve”, disse o professor Singh.

Apoiado pela Fapesp em colaboração com o “The Natural Sciences and Engineering Research Council of Canada (Nserc), o projeto apoia atividades de treinamento em pesquisa envolvendo pesquisadores do Estado de São Paulo e do Canadá.

Além de tratar das possibilidades de intercâmbio, os professores Singh e Gerdts ministraram a disciplina de tópicos especiais denominada “One Health: vaccines, infectious diseases and inflammation”, apresentando o conceito de uma visão integrada de saúde animal, ambiental e humana.

Da Assessoria