Pesquisa da FMB será destaque no Globo Repórter

Nesta sexta-feira, 26 de julho, um projeto de pesquisa da Faculdade de Medicina de Botucatu/Unesp (FMB), coordenado pelo mastologista e professor José Ricardo Rodrigues, do Departamento de Ginecologia e Obstetrícia, será tema de reportagem exibida em rede nacional, pelo Globo Repórter, da Rede Globo. O estudo, já aprovado pelo Comitê de Ética da FMB, avalia a utilização da dança do ventre como método terapêutico para resgatar a autoestima de mulheres com câncer de mama e que precisaram passar pelo procedimento de mastectomia (retirada da mama).

As aulas de dança do ventre são oferecidas pelo Núcleo Assistencial “Pasqual Barretti”, entidade mantida pela Fundação para o Desenvolvimento Médico e Hospitalar (Famesp), ? s mulheres em tratamento de câncer de mama no Hospital das Clínicas de Botucatu (HCFMB). Nos dias 10 e 11 de julho, uma equipe do Globo Repórter, visitou o núcleo com objetivo de produzir uma reportagem sobre os benefícios da dança para a saúde.

{n}Sobre o projeto{/n}

Inaugurado no dia 1° de março, o Núcleo Assistencial “Prof. Dr. Pasqual Barretti”, entidade voltada ao acolhimento de mulheres em tratamento de câncer de mama no Hospital das Clínicas de Botucatu (HCFMB), tem proporcionado ? s pacientes o resgate da autoestima e da qualidade de vida por meio de aulas de dança do ventre.

As sessões têm uma hora de duração e são realizadas de acordo com a disponibilidade das alunas. Todas passam por uma avaliação fisioterapêutica para saber as limitações do membro superior e assim são encaminhadas para as aulas. As mulheres que apresentarem dor e limitações de movimento terão o acompanhamento de fisioterapia. Também podem participar pacientes assistidas pela Casa de Apoio Oncológica Adulto, pelo Centro de Mastologia do HCFMB, e todas as mulheres que já tiveram câncer de mama.

Assessoria da Unesp