Período de Ano Novo pode levar 330 mil veículos nas estradas

A Concessionária Rodovias do Tietê estima que entre 280 e 330 mil veículos passarão pelo trecho administrado por ela durante o feriado de Ano Novo. A estimativa leva em consideração o período entre 30/12 a 02/01. O maior movimento deve acontecer entre 8h e 22h de quinta-feira (30), entre 7 e 16 horas de sexta-feira (31) e no retorno entre 8 e 21 horas do dia 02/01. Para garantir conforto e segurança aos usuários, os motoristas que trafegarem pelo sistema poderão contar com recursos operacionais extras dispostos pela Concessionária que orienta os motoristas a evitar seguir viagem nos horários de pico previstos.

A Concessionária possui doze bases do Sistema de Atendimento ao Usuário (SAUs), instaladas nas proximidades dos seguintes municípios: Hortolândia, Monte Mor, Rafard, Elias Fausto, Rio das Pedras, Laranjal Paulista, Conchas, Anhembi, Botucatu (duas bases), Areiópolis e Agudos. As bases contam com recursos para orientar o motorista, bem como para que ele possa fazer uso de sanitários, beber água ou solicitar outros tipos de auxílio. Os recursos são coordenados pelo Centro de Controle Operacional (CCO), instalado em Tietê.

As praças de pedágio com maior previsão de fluxo de veículos são as de Botucatu, Agudos e Areiópolis, respectivamente, todas na SP-300 (Rodovia Marechal Rondon). Se houver necessidade, a concessionária aplicará a operação “papa fila”. Os “papa filas” entram em ação quando é necessário agilizar o atendimento durante os horários de pico de tráfego. São funcionários identificados com o uniforme da concessionária que circulam entre os veículos comercializando tíquetes para acelerar a passagem e a liberação mais rápida das cancelas dos pedágios. Esse sistema aumenta em até 50% a fluidez de veículos pelas praças. Os usuários também podem colaborar com o atendimento prestado levando moedas e dinheiro ‘trocado’ para os pedágios.

{n}Frota nas vias{/n}

Também fazem parte do apoio prestado pela Concessionária seis guinchos leves e três guinchos pesados para auxiliar no socorro aos veículos que tiverem problemas mecânicos durante a viagem, onze ambulâncias/resgates, mais o Veículo de Intervenção Rápida da Concessionária, tripulado por médico plantonista, sete veículos de inspeções de tráfego, além de três veículos de supervisão desta operação.

A equipe inclui arrecadadores, atendentes de SAU, inspetores de tráfego, operador de guincho, resgatistas, médico, operadores de Centro de Controle Operacional (CCO), supervisores, líderes e equipes da área de Manutenção e Engenharia. Diariamente, cerca de 200 colaboradores estarão trabalhando na malha viária da Concessionária. Toda a operação é realizada em parceria com o Policiamento Rodoviário.

0800 ? disposição 24 horas por dia
Os usuários que necessitarem de ajuda enquanto trafegam no sistema poderão contar com o atendimento realizado por meio do telefone 0800 770 3322, durante as 24 horas do dia. Neste número é possível obter informações, solicitar auxílio mecânico ou mesmo médico.

A Concessionária aproveita o período para orientar aos motoristas que redobrem a atenção quanto ? s sinalizações de tráfego, respeitem os limites de velocidade, além de, em caso de chuva, neblina, e declives ou curvas acentuadas, mantenham uma distância segura dos demais veículos por precaução.

Também orienta aos motoristas que utilizem o cinto de segurança, transportem as crianças no banco de trás com os equipamentos de proteção adequados (cadeirinhas, assentos e igualmente os cintos de segurança) Em caso de transportarem animais de estimação, utilizem as caixas de transporte adequadas para esse fim. Todas essas medidas evitam reações imprevistas e, consequentemente, acidentes.

E sugere aos usuários que façam uma revisão no seu veículo antes de viajar verificando itens fundamentais como freios, faróis, limpadores de pára-brisas, pneus, por exemplo, e não deixem de verificar o nível do óleo, da água e do combustível.