Pedreiro busca profissionalização como peão de rodeio

“O rodeio é minha paixão e montar em touros como profissional é o meu projeto de vida”. Foi o que disse o pedreiro Igor Leonardo Passarelli, de 21 anos de idade, que foi o campeão municipal da 20ª Festa do Peão de Itatinga, em comemoração ao aniversário daquele Município. Como campeão ganhou uma motocicleta zero quilômetro.

“A felicidade em conquistar um título é enorme e agradeço a todos que me incentivaram. Agora meu objetivo é figurar entre os melhores peões do Estado e competir em outras regiões do País. Para isso, estou em busca de investidores que queiram me apoiar e me ajudar no custeio das viagens e estadias”, frisou Passarelli, que já competiu em outras cidades como: São Manuel, Agudos, Borebi e Pratânia.

Diz que tomou gosto pelo rodeio aos 16 anos de idade quando fez sua primeira montaria. “Senti-me muito bem enfrentando o touro na arena e desde então não parei mais e sempre que tenho oportunidade procuro participar. Sei que o começo é difícil, mas, devagarzinho, estou fazendo o meu nome para ser convidado a participar dos rodeios pelo Estado. Essa é minha expectativa”, disse.

Sobre a polêmica da montaria em touro, já que muitos reagem, negativamente, afirmando que o rodeio causa sofrimento ao animal, o peão de Itatinga é taxativo. Diz que quem fala de maus tratos contra o animal não conhece de perto como é feito o treinamento do touro que é preparado para isso. Lembra que os animais comem ração balanceada de proteínas, vivem em seu hábitat natural que é no campo, tem um condicionamento psicológico e ao vir para os rodeios passam por uma fase de adaptação, de preparo.

“Quando o touro chega a um rodeio é como um atleta que chega no dia da competição. O animal está apto a pular oito segundos ou até mais. O touro tem prazer em pular, pois foi treinado para isso”, garante. “Têm que ser combatidos os rodeios clandestinos, que não conta com acompanhamento de especialistas da área. No rodeio sério, jamais um touro vai sofrer maus tratos”, acrescenta, deixando seu telefone celular para contato de patrocínio: 9681-9104.

Fotos: David Devidé