Pediatra da Medicina/Unesp edita livro “UTI Pediátrica”

Acaba de ser publicado pela editora Guanabara Koogan o livro “UTI Pediátrica” editado pelo professor José Roberto Fioretto, do Departamento de Pediatria da Faculdade de Medicina de Botucatu/Unesp (FMB). A publicação tem também como editores associados Rossano Cesar Bonatto, chefe do Departamento de Pediatria da FMB; Mario Ferreira Carpi, Sandra Mara Queiroz Ricchetti e Marcos Aurélio de Moraes.

São 35 capítulos sobre temas de terapia intensiva e emergências pediátricas distribuídos em 381 páginas. A área de tratamento intensivo – uma das mais complexas e delicadas da assistência ? saúde – requer decisões rápidas, precisas e resolutivas. Quando esse ramo da medicina envolve crianças, então, cerca-se de grande ansiedade e demanda doses extras de sensibilidade.

Este livro, planejado pela equipe da disciplina de Medicina Intensiva e Emergências Pediátricas da FMB/Unesp – a qual comemora, em 2013, 25 anos dedicados ? assistência, ao ensino e ? pesquisa – transmite o conhecimento necessário para que o trabalho nas UTI Pediátricas e setores de emergência possa ser exercido de maneira segura em relação ao conhecimento técnico e aos aspectos humanos da atividade.

A obra, que conta com a colaboração de médicos da Unesp e de outros renomados profissionais da medicina intensiva pediátrica do Brasil. Aborda tanto os tópicos fundamentais do atendimento quanto as principais situações clínicas de crianças gravemente enfermas.

Os capítulos foram planejados e escritos visando ? objetividade e ? prática, e o formato do livro possibilita consulta fácil e rápida, características indispensáveis a um texto destinado a quem assiste crianças em condições clínicas que ameaçam a vida.

{n}Sobre José Roberto Fioretto{/n}

Graduado em Medicina, concluiu mestrado (1994) e doutorado (1999) em Fisiopatologia em Clínica Médica, todos pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp). Sua área de concentração é cardiologia. Realizou concurso de livre-docência na disciplina de Medicina Intensiva (2006).

Atualmente é professor adjunto do Departamento de Pediatria da Faculdade de Medicina de Botucatu/Unesp.Tem título de especialista em pediatria, cardiologia e medicina intensiva. Tem como áreas de pesquisa de maior interesse o estudo da insuficiência respiratória aguda e seus recursos terapêuticos, principalmente a ventilação pulmonar mecânica, e o estudo dos quadros infecciosos graves e da disfunção de múltiplos órgãos.