Organizadores comemoram sucesso de Ciclo de Palestras

O auditório da Faculdade de Ciências Agronômicas (FCA), na Fazenda Experimental Lageado, recebeu a primeira edição do ciclo de palestras Pró-líder Ação.

O evento teve como objetivo levar informações sobre temas como liderança, inovação, motivação e gestão empresarial a estudantes, professores, servidores e todos os interessados em alcançar sucesso no mercado de trabalho.

O Pró-líder Ação também foi concebido como uma oportunidade para aproximar a universidade do mercado de trabalho, além de desenvolver habilidades de liderança para os profissionais participantes e preparar os jovens para a abordagem de mercado.

O público de quase 80 participantes, formado principalmente estudantes da Unesp de Botucatu, mas com a participação de servidores técnico-administrativos, profissionais e estudantes da Unesp de Sorocaba, acompanharam as palestras e as mesas redondas que permitiram um debate mais aprofundado sobre os temas discutidos.

Para a professora Renata Cristina Batista Fonseca, do Departamento de Ciência Florestal da FCA, os temas debatidos no evento ajudam a preencher uma lacuna importante na formação dos alunos. “O ciclo de palestras nasceu de uma demanda dos estudantes, juntamente com o residente em Ciências Agrárias das Fazendas de Ensino, Pesquisa e Extensão da FCA, Daniel Lozano. Eles sentiram a necessidade de ter dentro da universidade um espaço para tratar dessas questões voltadas para as relações no mundo do trabalho. Nossa formação é muito boa do ponto de vista técnico e científico, mas talvez falte um pouco dessa discussão sobre as características necessárias para que as pessoas se insiram no mercado de trabalho. E a presença dos servidores mostra que não são só os alunos que se interessam pelo tema. Os organizadores se esforçaram bastante e trouxeram palestrantes e representantes de empresas que enriqueceram muito o evento”.

Idealizador e presidente da Comissão Organizadora do Pró-Líder Ação, o residente Daniel Lozano, comemorou o bom resultado. “O evento foi inovador na cidade de Botucatu. O conteúdo foi pensado de acordo com as dificuldades enfrentadas por profissionais no mercado de trabalho. As palestras contribuíram para criar reflexões nos participantes a respeito dos temas abordados e a possibilidade de realizarem mudanças em seus ambientes de trabalho”.

Wellington Bendinelli, pós-graduando na FCA e diretor geral Grupo de Estudos em Empreendedorismo (Gempree) participou do evento que considerou “excelente”, desde a organização até o nível das palestras. “O Pró-Líder Ação agregou uma discussão muito cabível no ambiente universitário: a formação de líderes. Acredito que este evento é o começo para que a FCA possa incluir nas discussões e até mesmo no curriculum, disciplinas neste sentido, tanto no curso da Agronomia como na Engenharia Florestal. Parabenizo todos os envolvidos na organização e desejo que essa semente possa dar vários frutos trazendo benefícios para os alunos, docentes, funcionários, universidade e sociedade”.

O ciclo de palestras Pró-Líder Ação é uma realização das Fazendas de Ensino, Pesquisa e Extensão da FCA, com apoio da Fundação de Estudos e Pesquisas Agrícolas e Florestais e empresas juniores Cenagri Jr. e Conflor Jr. Os organizadores pretendem realizar uma nova edição do evento no segundo semestre.

Fonte Assessoria de Imprensa