Oficiais da Aeronáutica ministrarão palestras na Unesp

Na próxima terça-feira, 31 de março, a partir das 18 horas, no auditório Casa da Arte da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ) da Unesp campus de Botucatu acontecerá uma conferência com o tema “Coragem”, ministrada pelo major aviador Nilson Nei de Almeida e pelo capitão de Infantaria Renato Pereira Batista, ambos integrantes da Seção de Doutrina do Corpo de Cadetes da Aeronáutica. Após a palestra, haverá uma apresentação de dança contemporânea, pela academia Oficina da Arte, de São Manuel, promovida pela Comissão de Atividades Culturais da Faculdade.

O evento é a primeira atividade da disciplina optativa “Valores para a vida”, oferecida aos estudantes de graduação da Faculdade de Veterinária e Zootecnia e demais unidades da Unesp. Criada para ser um dos pilares do Programa de Formação de Valores a disciplina promoverá encontros mensais abordando temas voltados para a valorização do lado humano dos indivíduos, com mudanças de postura e conduta, especialmente entre os mais jovens.

Além de contar créditos para os inscritos na disciplina, as atividades vão fornecer certificados para docentes e servidores técnico-administrativos da FMVZ e das demais unidades da Unesp que queiram participar. A iniciativa conta com o apoio da Vice-Diretoria da FMVZ, Seção Técnica de Desenvolvimento e Administração de Recursos Humanos e Grupo Interdisciplinar de Desenvolvimento (GID).

 

Programa

Ao longo do ano estão previstos conferências abordando os seguintes valores: amor à profissão (24 de abril), dignidade (12 de maio), disciplina (16 de junho), espírito de grupo (11 de agosto), dever do cidadão (8 de setembro), altruísmo (13 de outubro) e justiça (10 de novembro). A intenção do Programa de Formação de Valores é promover a reflexão sobre esses temas não apenas no âmbito da disciplina “Valores para a vida”, mas nas atividades da comunidade acadêmica como um todo.

Para tanto, a colaboração dos docentes envolvidos no recém- implantado programa de Tutoria é considerada fundamental. Os tutores já foram apresentados ao Programa de Formação de Valores pelo professor Edson Ramos de Siqueira (foto), seu coordenador. “O valor a ser abordado no mês poderá também ser trabalhado pelo tutor em suas atividades com os alunos. Eles podem apresentar questões, discutir exemplos e exercitar a reflexão”.

Outro ponto fundamental do funcionamento do Programa é a instituição de normas de conduta para os alunos da FMVZ. Regulamentadas por uma Portaria assinada pelo diretor da Faculdade em 10 de março de 2015, elas estabelecem padrões comportamentais básicos, como regras sobre a vestimenta no ambiente universitário e comportamento em salas de aula e laboratórios didáticos.  Já em vigor, elas estabelecem que eventuais violações serão comunicadas à vice-diretoria da FMVZ que tomará as medidas legais cabíveis e, se necessário, informará tutores e pais.

O Programa pretende envolver a comunidade universitária como um todo. Mas, no caso específico dos alunos, o professor Edson acredita que a conscientização sobre os valores vai colaborar para prepará-los para a convivência no mercado, com um inegável ganho para a trajetória profissional de todos. “A FMVZ é uma escola de excelência e toda a escola de excelência precisa pensar no ser humano. É um esforço que fazemos para, verdadeiramente, formar profissionais cidadãos”, frisa Edson Siqueira.