O que aconteceu neste mesmo dia? Veja fatos do dia 15 de junho na história

 

1667 – É realizada a primeira transfusão de sangue

sangueNo dia 15 de junho de 1667, o médico pessoal do rei francês Luís XIV, Jean-Baptiste Denys, introduziu sangue de ovelha em um menino de 15 anos, fato que ficou conhecido como a primeira transfusão de sangue documentada. Após a realização com sucesso da prática, Denys fez outras tentativas, mas a falta de conhecimento sobre esse tipo de procedimento, envolvendo diferentes espécies, resultou na morte de alguns de seus pacientes. Por conta disso, a prática causou polêmica e grande controvérsia na França, o que provocou sua proibição em 1670. Apesar disso, Denys forneceu as bases para os futuros procedimentos de transfusão de sangue. Em 1902, Karl Landsteiner descobriu a existência dos quatro grupos sanguíneos, feito que lhe rendeu um Prêmio Nobel e permitiu que outras transfusões de sangue ocorressem de maneira segura e confiável, salvando milhares de vidas pelo mundo. Quanto a Denys, ele desistiu da carreira de médico após suas tentativas frustradas de realizar as transfusões de sangue.

1962 – Acre é elevado à categoria de Estado

acreEm um dia como esse, no ano de 1962, o então território do Acre foi elevado à categoria de estado, tornando-se uma das 27 unidades federativas do Brasil. O Acre possui uma área que equivale a menos de 2% do total do país e é um dos estados menos povoados do país. Até o início do século XX, o Acre pertencia à Bolívia. Contudo, desde o começo do século XIX, grande parte de sua população era de brasileiros que exploravam seringais e que, na prática, acabaram criando um território independente. Em 1899, os bolivianos tentaram recuperar a área, mas os brasileiros se revoltaram, no episódio conhecido como a Revolução Acriana. Em 17 de novembro de 1903, o Brasil recebeu a posse definitiva da região com a assinatura do Tratado de Petrópolis. O território passou ao domínio brasileiro após pagamento de dois milhões de libras esterlinas, de terras de Mato Grosso e do acordo de construção da estrada de ferro Madeira-Mamoré.

1969 – Entra no ar a TV Cultura, em São Paulo

culturaNo dia 15 de junho de 1969 entrava no ar, em São Paulo, a A TV Cultura, uma rede de televisão brasileira sediada em São Paulo. Ela foi fundada em 20 de setembro de 1960 pelos Diários Associados e reinaugurada em 15 de junho de 1969 pela Fundação Padre Anchieta. Esta entidade, sem fins lucrativos, recebe verba pública por meio do governo do estado de São Paulo, e recursos privados, através de propagandas, apoios culturais e doações de grandes corporações. Sua programação conta com conteúdo educativo, transmitido para todo o Brasil via satélite e pelas suas afiliadas e retransmissoras espalhadas pelo país.

Fonte: History

NO ACONTECE BOTUCATU:

2013 – Realizado o mutirão de limpeza no Rio Lavapés

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente em parceria com a Sabesp e apoio da Guarda Municipal, realizou na manhã do dia 15 de junho de 2013, um mutirão de limpeza de quase cinco quilômetros de um dos rios mais conhecidos de Botucatu: o Lavapés. A operação teve a participação de 400 pessoas. As entidades voluntárias que participaram da limpeza do córrego foram: Organização Não Governamental (ONG) SOS Cuesta, Grupo Escoteiro Padre Anchieta (Gepa), Projeto Social Paraná, Tiro de Guerra (TG) 02-048, além de atletas da Terceira Idade oriundos dos projetos da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer.

2011 – GCM prende cidadão procurado por roubo e duplo homicídio

Um cidadão de nome Lauzo Francelino dos Reis foi preso numa quarta-feira, 15 de junho de 2011, no Pronto Socorro (PS) Municipal, na Rua Joaquim Lyra Brandão, na Vila Assumpção. Ele sentiu-se mal e procurou o PS. Como apresentou suspeitas, a direção acionou a Guarda Municipal para uma averiguação. Indagado sobre sua situação criminal, o rapaz alegou que tinha passagens policiais por roubo (artigo 157) e duplo homicídio (artigo 121). Os agentes descobriram que ele estava com mandado de prisão em aberto, a cumprir, expedido pelo Estado do Paraná, pelo duplo homicídio, condenado a 18 anos de reclusão. O homem foi escoltado ao estado do Paraná, onde permaneceu preso.

2010 – Botucatuenses fazem muita festa com a vitória do Brasil

Neste mesmo dia, em 2010, vários botucatuenses saíram às ruas para comemorar a vitória por 2 a 1 da seleção brasileira de futebol contra a Coréia do Norte, com gols de Maicon e Elano. O jogo pode não ter sido empolgante, mas a festa nas Avenidas Dom Lúcio e Santana foi prá lá de animada. Pessoas caminhando pelas calçadas fazendo tremular as bandeiras ou nas carreatas com cornetas e buzinaços para comemorar a estreia do Brasil na Copa do Mundo. Para evitar excessos durante a comemoração, a Polícia Militar (PM) assim como a Guarda Civil Municipal (GCM) se posicionaram em pontos estratégicos das avenidas, mas mesmo assim ainda houve quem soltasse bombas nas calçadas, assustando quem estava apenas comemorando. Ninguém saiu ferido.