Nutras atende mais de 70 crianças e adolescentes carentes de Botucatu

 

nutras-completo
Todos os dias no período oposto ao escolar 70 crianças e adolescentes fazem aulas de música, xadrez e informática na sede do projeto

O Nutras – Núcleo de Transformação Social é uma organização não governamental que tem como objetivo acolher crianças em situação de vulnerabilidade

A maioria das crianças e dos adolescentes brasileiros frequenta a escola apenas durante um período do dia: manhã ou tarde. Os estudantes do ensino público muitas vezes vêm de classes mais baixas, portanto não cursam nenhuma outra atividade no período oposto.

nutras-5
O Nutras tem como objetivo tirar das ruas crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade e dar a eles acesso a educação e cultura de qualidade – Foto: Maysa Santos

Nos bairros periféricos da cidade a realidade é ainda pior, o tráfico de drogas tira proveito do tempo ocioso desses jovens para aliciá-los ao crime. Grande parte dessas crianças não possui estrutura familiar suficiente para evitar que fatos como esse ocorram. Em muitos casos, o pai é alcóolatra e a mãe usuária, ou seja, a criança cresce absorvendo um mundo de criminalidade.

Os jovens em situação de vulnerabilidade social estão propensos a se entregarem ao crime e ao uso de drogas. Não aprendem noções básicas de higiene e de cuidados pessoais. Vivem à mercê da vida. Desde muito pequenos precisam cuidar de si sozinhos e aprendem apenas aquilo que observam.

Esse abandono por parte dos pais dificulta também o aprendizado dessas crianças. Estudar com algum tipo de dor, fome ou até piolhos se torna extremamente difícil. Aprender conteúdos escolares para uma criança que sofre agressões físicas e verbais diariamente é quase impossível. Realizar a tarefa escolar, então, está fora de cogitação.

nutras-3
No projeto, as crianças fazem as tarefas escolares com o auxílio de uma educadora e também recebem aulas de conteúdos curriculares – Foto: Maysa Santos

Diante desse contexto, o Nutras oferece atendimento a 70 crianças em e adolescentes no período oposto ao escolar. O intuito é evitar que esses jovens fiquem vulneráveis nas ruas em tempo ocioso. No projeto recebem duas refeições: café da manhã e almoço (período da manhã); almoço e café da tarde (período da tarde).

Também fazem aulas de música, xadrez e informática (no momento sem professor voluntário). Com o auxílio de uma educadora fazem as tarefas escolares e aprendem conteúdos importantes como higiene pessoal e assuntos curriculares. Através do apoio de voluntários e empresas amigas realizam passeios, como ao Lageado e a CEVAP.

Seja um amigo do nutras

O Nutras é uma organização não governamental, portanto sobrevive exclusivamente de doações. Para ser um colaborar mensal basta cadastrar-se com a quantia desejada e todo mês será enviado um boleto para a efetuação do pagamento da doação. No entanto, alimentos não perecíveis, material escolar e brinquedos também podem ser doados individualmente de acordo com o desejo de cada pessoa. Para o projeto qualquer item é bem-vindo. Basta entrar em contato pelo telefone: (14) 3813-1180.

Ajude a construir esse sonho

predio-nutras
Um novo prédio está sendo construído para melhor atender as crianças assistidas pelo projeto. Doações para conclusão da obra são necessárias – Foto: Maysa Santos

Atualmente o Nutras está situado em uma casa na Avenida Nicola Zaponi, próxima ao novo Fórum. Porém, o local é pequeno e não comporta as necessidades do projeto. Um novo prédio está sendo construído na mesma região para melhor atender as crianças. No entanto para a conclusão da obra são necessários R$ 60 mil. Para tornar esse sonho real está sendo realizada uma campanha de arrecadação de verba. Qualquer quantia doada é de extrema importância para a causa. Você pode colaborar doando qualquer valor.