Empresa líder em empreendimentos imobiliários inicia programa de Inovação & Sustentabilidade

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Empresa líder em empreendimentos imobiliários inicia programa de Inovação & Sustentabilidade 27 março 2017
OBRAS DO POLO COSMOPOLITAN VITAL BRASIL: Depois da renegociação dos prazos com fornecedores e clientes, esquenta o canteiro de obras

Construtora Resiplan faz o dever de casa no momento de crise, finaliza sua necessária reestruturação e parte para novos desafios. Com mais de 1 milhão de metros quadrados construídos em 40 anos de história, a Construtora Resiplan vem passando por profundas reformulações internas nos últimos meses, com o objetivo de se adequar a um novo posicionamento em seu principal mercado de atuação: o de produtos imobiliários de alto padrão.

FERNANDO BORGATTO: Conversas diárias em todas as áreas da empresa preparando a finalização do Polo Cosmopolitan Vital Brazil e dos novos lançamentos ainda no primeiro semestre de 2017

O objetivo do recém lançado Programa de Inovação, Qualidade & Sustentabilidade, desenvolvido em parceria com a PM&A, é evitar, através de um planejamento estratégico bem definido em todas as áreas, que a empresa sofra além de necessário os efeitos das constantes crises políticas e econômicas que abalam, como nos últimos três anos, empresas de todos os setores.

Dentro da empresa dirigida pelo empresário Fernando Borgatto, a mudança de mentalidade acontece em todas as áreas: da recepção à diretoria. “Tem uma hora em que a gente precisa parar um pouco de fazer, para pensar um pouco mais antes de fazer do mesmo jeito, da mesma forma, e com as mesmas consequências. O Brasil mudou. O mundo mudou. Não dá mais para fazer as coisas do jeito que a gente fazia 10 anos atrás”, afirma Borgatto.

A primeira medida no processo de reestruturação da empresa foi tomada no segundo semestre de 2016, logo após a entrega de seu empreendimento mais arrojado, o Boulevard Cidade, na Vila dos Médicos, um complexo com duas torres de apartamentos residenciais, uma torre corporativa para escritórios de empresas e um moderno centro de compras com capacidade para 54 lojas, hoje com 80% delas em funcionamento.

Naquele momento a empresa contava com cerca de 500 colaboradores participando de seus projetos, entre próprios e terceirizados. E tinha que tomar uma decisão: partir imediatamente para o próximo empreendimento ou avaliar as condições reais do mercado antes de ousar novamente. A decisão da direção da empresa foi a de aguardar mais um pouco, e demonstrou ser sensata, já que os números finais do mercado imobiliário em 2016 foram os piores da década no país.

Enxugar foi o verbo mais ouvido na Resiplan em 2016. Primeiro foram finalizados os contratos com as empresas terceirizadas. Agora a construtora atua apenas com seus proprios contratados. Depois, implantada a reestruturação na área administrativa e estabelecido o ritmo sustentável de obras em andamento, como é o caso do Polo Cosmopolitan Vital Brasil, que teve seu cronograma redefinido em função da conjuntura, que provocou forte retração no mercado.

“Todo mundo sabe que 2016 foi um ano de poucos negócios. Vendeu menos carro, vendeu menos apartamento, vendeu menos vinho, vendeu menos pizza. Até dono de barraquinha de cachorro quente teve que se adaptar. Com uma estrutura do tamanho da Resiplan não foi diferente. Mas foi só uma pisadinha no freio, antes de acelerar de novo”, frisa Borgatto.

Time de Gestores prepara agora novos lançamentos da construtora

Além da retomada em ritmo acelerado das obras do Polo Cosmopolitan Vital Brazil, depois de uma clara repactuação com clientes e fornecedores, a Resiplan agora volta seus olhos para três novos empreendimentos, que devem ser lançados em 2017, um deles ainda no primeiro semestre. Todos os estudos estão sendo mantidos em sigilo até a aprovação final pelo Núcleo de Gestores, mas Fernando Borgatto adianta que serão produtos com a mesma originalidade e arrojo que vem sendo a marca da empresa desde que deixou de ser uma empreiteira de obras públicas e industriais para se dedicar ao mercado residencial vertical.

“O momento é de se reinventar. Não podemos apresentar ao mercado, neste momento, mais do mesmo. Inovação é a palavra de ordem. Já identificamos alguns nichos de mercado capazes de absorver alguns dos projetos que estavam na gaveta aguardando o momento mais adequado. Pode ter certeza que vem novidade boa por aí”, garante o empresário.

“Mesmo com a crise, nenhum cliente Resiplan perdeu dinheiro. Todos os nossos produtos tiveram a valorização muito acima da inflação nos últimos 10 anos. Converse com quem comprou uma unidade do Manhattan, do Vivendas de La Salle ou do Boulevard, por exemplo. A matemática financeira não deixa ninguém preocupado. Mas chegou a hora de evoluir. Só a rentabilidade não basta. É preciso definir com clareza qual é o cliente ideal para cada produto. Sem isso, podemos correr o risco de errar. E isso a gente não quer! Chegamos até aqui sempre ajudando os outros e nunca pisando em absolutamente ninguém”.

 

FERNANDO BORGATTO, DIRETOR GERAL DA RESIPLAN

 

 

 

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