Novo extintor será obrigatório em todos os veículos

O novo ano chega com uma mudança para os motoristas brasileiros: todos devem substituir os extintores de incêndio veiculares do tipo BC pelo tipo ABC. Os veículos devem sair da fábrica equipados com extintor de incêndio fabricado com carga de pó ABC.

Para os veículos fabricados até 31 de dezembro de 2004, a partir de primeiro de janeiro de 2005, o extintor de incêndio com carga de pó BC deverá ser substituído, até o vencimento da validade do teste hidrostático. A fiscalização já está sendo realizada por órgãos executivos de trânsito, desde 1° de janeiro de 2015.

Conforme o Departamento Estadual de Trânsito (Detran), a Resolução nº 333/2009 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) estabelece que os veículos automotores só poderão circular equipados com extintores de incêndio com carga de pó ABC.

A medida visa garantir maior segurança aos motoristas e passageiros. Os extintores com carga ABC são mais modernos e atendem todas as classes de incêndio. O pó especial é capaz de combater princípios de incêndios em materiais sólidos, líquidos inflamáveis e equipamentos energizados.

O descumprimento do disposto na resolução n° 333 do Contran sujeitará ao infrator à aplicação das sanções previstas no artigo 230, incisos IX  (sem equipamento obrigatório ou estando este ineficiente ou inoperante); e X (com equipamento obrigatório em desacordo com o estabelecido pelo Código de Trânsito Brasileiro – CTB). Infração resulta em multa de R$ 127,69 + cinco pontos na carteira de motorista e retenção do veículo para regularização.