Novo Conselho de Políticas para Mulheres toma posse

Cerimônia de posse das integrantes da diretoria executiva do Conselho Municipal de Políticas para Mulheres (CMPM) de Botucatu foi  realizada na sede do Sebrae e contou com a presença do secretário de Governo, Carlos Eduardo Colenci que representou o prefeito de Botucatu João Cury Neto; a vereadora Rose Ielo e a presidente do Conselho Municipal de Políticas para Mulheres, Isabel Cristina Rossi Conte; além de outros representantes da sociedade civil.

O CMPM foi instituído pela Lei 5.349, sancionada pelo prefeito João Cury Neto em 3 de abril de 2012 e está vinculado à Secretaria Municipal de Governo. Ele pode e deve estabelecer, acompanhar, controlar e avaliar todas as esferas da administração do Município de Botucatu, políticas públicas de relação de gênero, para garantir a igualdade de oportunidades e de direitos da mulher.

Formam este conselho 24 mulheres do Poder Público e Sociedade Civil e ligadas a inúmeras áreas como a educação, segurança, saúde, sindicatos, organizações sociais, entre outras.  As reuniões do Conselho são abertas ao público e realizadas nas segundas quartas feiras de cada mês, no horário das 17 horas, na Casa dos Conselhos próxima á Rodoviária. Todos são convidados a comparecerem e participarem.

Durante o evento foi realizada a assinatura da ata de composição da diretoria executiva do Conselho Municipal de Políticas para Mulheres. Além da presidente Marina de Paula Carvalho Ramos, o CMPM também é formado pela vice-presidente, Janaina Régis da Fonseca Nogueira; primeira secretária, Sirlei de Jesus Zucari; e segunda secretária, Irene Menezes.

Para Isabel Cristina Rossi Conte, ter sido eleita pela segunda vez presidente do Conselho é uma grande alegria. “A luta é árdua. Temos que ter coragem, paciência e perseverança, coisas que as mulheres sabem bem o que é isso. Sinto-me duplamente responsável por este segundo mandato e vamos trabalhar para continuar colocando o Conselho sempre para frente”, salienta.

Carlos Eduardo Colenci, ressaltou que o Conselho ocupa um papel importante na democracia. “É muito importante a participação do cidadão na construção de uma sociedade mais justa e fraterna. Como o Conselho é temático, como no caso deste fica mais para o  poder municipal  ouvir as reivindicações específicas e criar as políticas públicas”, comenta.

 

Diretoria Executiva

Presidente: Isabel Cristina Rossi Conte
Vice-Presidente: Janaína Régis da Fonseca Nogueira
1ª Secretária: Sirlei de Jesus Zuccari
2ª Secretária: Irene Andrade Menezes

 

Representantes do Poder Público


Área da Educação
Titular: Hermínia Tozzadore
Suplente: Lilian R. Colpas

Área da Saúde
Titular: Claudete Dorini
Suplente: Daniela Cristina da Silva 

Área Social
Titular: Rosemary F. da Silva Pinton
Suplente: Andrea Machado Pierine 

Área da Segurança Púbica e Direitos Humanos
Titular: Cintia Aparecida Alves Ribeiro
Suplente: Adriana Cristina Stamponi 

Área da Cultura
Titular: Sirlei de Jesus Zucari
Suplente: Ivone Mafalda Rodrigues 

Área de Meio Ambiente
Titular: Irene Andrade Menezes
Suplente: Juliane Fumes Bazzo

 

Representantes da Sociedade Civil


Organizações sociais
Titular: Isabel Cristina Rossi Conte
Suplente: Dora Martins dos Santos 

Titular: Lucia Cristina Sala
Suplente: Alessandra Cristina Trindade Rossi 

PLPS – Promotoras legais Populares
Titular: Laíz Aparecida Leôncio
Suplente: Remédios Mira Fernandes da Silva 

OAB Mulher
Titular:  Dra. Janaina Régis da Fonseca Nogueira
Suplente: Dra. Juliana Alves Cota 

Sindical dos Trabalhadores
Titular: Simone de Fátima Seno
Suplente:  Tania Regina Guaré Madrid 

Usuárias de Políticas Públicas
Titular: Terezinha Aparecida Belchior
Suplente: Maria de Lourdes Bossa